Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4214

Última Edição #4214

Outras Edições

BT MAGAZINE

Revista # 73

Última Edição #73

Outras Edições

Prisão de estudante brasileiro pelo ICE gera protestos e indignação em Massachusetts

A prisão de Marcelo ocorre em meio a uma série de operações de imigração intensificadas pela administração Trump, com dezenas de detenções recentes em Massachusetts, incluindo Martha’s Vineyard, Nantucket e Plymouth.


O jovem brasileiro Marcelo Gomes da Silva, de 18 anos, foi detido por agentes do Departamento de Imigração dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) no sábado (31/05), enquanto se dirigia com amigos para um treino de vôlei em Milford, Massachusetts. A prisão ocorreu sem aviso prévio e causou comoção na cidade, onde o estudante vive desde os 6 anos de idade. Marcelo é aluno da Milford High School, músico da banda da escola e integrante do time de vôlei.

A detenção foi realizada por agentes federais que estavam em veículos descaracterizados, que abordaram o carro onde o brasileiro estava e interrogaram todos os ocupantes. Marcelo foi o único levado sob custódia. Atualmente, encontra-se no centro de detenção do ICE em Burlington e pode ser transferido para Plymouth.

Durante a cerimônia de graduação no domingo (1º), Marcelo era esperado para se apresentar com a banda da escola, mas sua ausência deu lugar a discursos emocionados e a um protesto que reuniu mais de mil pessoas em frente à prefeitura de Milford. Vestidos com becas vermelhas, estudantes recém-formados juntaram-se à manifestação ao grito de “Bring Marcelo home” (“Tragam Marcelo de volta”).

O diretor da escola, Joshua Otlin, reconheceu o momento difícil: “Não podemos fingir que está tudo bem. Há medo onde deveria haver esperança.”

A prisão foi duramente criticada por líderes políticos locais.
O senador estadual Jamie Eldridge classificou a ação como “ultrajante” e destacou a crueldade do sistema: “É mais um nível de crueldade do ICE prender um estudante do ensino médio. A comunidade de Milford está traumatizada.”

A governadora Maura Healey também se manifestou, exigindo respostas imediatas: “Quero saber por que Marcelo foi preso, onde está, e como seu direito ao devido processo está sendo respeitado. Essa política só espalha medo e nos torna menos seguros.”

Julianys Rentas, namorada de Marcelo e recém-formada, relatou ter falado com ele por telefone no sábado: “Ele estava assustado. Disse que era o único jovem sem ficha criminal em uma sala com adultos.”

Marcelo não possui antecedentes criminais, tem dois irmãos que são cidadãos dos EUA, participa de atividades escolares e religiosas, e sonhava em se formar. Segundo o Metrowest Worker Center, seus advogados tentam impedir que ele seja transferido para outro estado, onde teria menos chance de conseguir fiança.

Políticos como a senadora estadual Rebecca Rausch e o deputado federal Jake Auchincloss estiveram no protesto em Milford. Rausch declarou: “Colocar estudantes do ensino médio em algemas não torna ninguém mais seguro.”

Gabriel Carvalho, amigo próximo, reforçou o caráter do jovem: “Marcelo é uma das pessoas mais bondosas que já conheci. Ele não merece isso.”

A prisão de Marcelo ocorre em meio a uma série de operações de imigração intensificadas pela administração Trump, com dezenas de detenções recentes em Massachusetts, incluindo Martha’s Vineyard, Nantucket e Plymouth.

Compartilhar

Publicidade

Deixe um comentário

×