O berço do automobilismo viveu um dia histórico. Pela primeira vez na carreira, Lando Norris (McLaren) venceu em casa. Para completar o bom domingo da McLaren, Oscar Piastri foi o segundo colocado, depois de uma punição polêmica que essencialmente tirou a vitória do australiano.
Publicidade
Publicidade
Coluna Esporte Total – por Roberto Vieira

Lando vence primeira em casa!
O berço do automobilismo viveu um dia histórico. Pela primeira vez na carreira, Lando Norris (McLaren) venceu em casa. Para completar o bom domingo da McLaren, Oscar Piastri foi o segundo colocado, depois de uma punição polêmica que essencialmente tirou a vitória do australiano.
Mas, o grande destaque da corrida caótica, foi o primeiro pódio de Nico Hulkenberg (Sauber). O alemão está na Fórmula 1, entre altos e baixos, há 15 anos e nunca havia subido ao pódio. Isso acabou no domingo (6), com o terceiro lugar. O resultado é ainda mais notável porque Hulkenberg largou em 19º.
Lando brilha sem cometer os costumeiros erros, e vence no terreiro de casa. Ficando a 8 pontos na disputa do título com o líder Oscar Piastri. Que corrida MALUCA! O pole Max Verstappen roda na pista escorregadia perdendo aderência e, comete alguns erros o que não é abtual ao atual campeão mundial. Piastri como Max, difícil de errar, também saiu da pista, tomou punição por quase provocar acidente com Verstappen, no dia do primeiro pódio do Hulkenberg, Incrível Hulk, após 239 GPs na carreira. Cravando o piloto do dia, largando de P19 e terminando em P3.
Mais de 500 mil pessoas em Silverstone
Chuvas, Safety Cars, abandonos e um verdadeiro caos do início ao fim. Pódios inesperados e o recorde de 500 mil pessoas em Silverstone.
Olhando para o fato de Lando Norris ter vencido com Oscar Piastri na segunda posição, essa parece ter sido uma corrida comum, mas só quem assistiu sabe como um caos de chuva de verão cinematográfico, pode mudar todo cenário de uma corrida. Quem diria que finalmente, após 15 anos na F1, Nico Hulkenberg chegaria a um pódio após largar na P19. Dia histórico!
O alemão esperou 239 corridas para ficar entre os três primeiros. O britânico Norris retornou com uma recepção calorosa de seus fãs locais, ficando a oito pontos de Piastri na classificação de pilotos. Piastri, que terminou menos de sete segundos atrás de Norris, desperdiçou a vitória após o australiano receber uma punição de 10 segundos por infração infantil cometida atrás do safety car.
Com a onda de calor da semana passada dando lugar a um dia típico de verão britânico, períodos de céu azul misturados a chuvas torrenciais, os pilotos tiveram que se manter atentos com a pista molhada. E Norris emergiu do caos sorrindo, somando-se às suas vitórias já nesta temporada na Áustria, Mônaco e Austrália.
Lewis Hamilton, terminou em quarto, à frente de Max Verstappen. Para Hulkenberg, de 37 anos, este foi um dia inesquecível, pois ele subiu ao pódio pela primeira vez desde que entrou para o grid da F1 em 2010. Gabriel Bortoleto, também da Sauber, teve uma corrida decepcionante e bateu logo nas primeiras voltas. O brasileiro arriscou ao colocar pneus slicks com pista molhada e acabou escapando perdendo o controle do carro. Os danos em seu carro não permitiram que ele continuasse na prova. Hamilton ficou em quarto, seguido de Verstappen, Gasly e Stroll. Alex Albon, Alonso e Russell completaram o top 10.
A Fórmula 1 entra da um descanso de duas semanas e volta na última semana, 27 de julho, para o Grande Prêmio da Bélgica.
Texto by: Roberto Vieira
Jornalista e comentarista esportivo
Compartilhar
Publicidade