Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/08/2014 as 12:00am

Realize o sonho da casa própria de forma segura

O sonho da casa própria é comum entre os brasileiros imigrantes. E esse deve ser um dos motivos que nós (brasileiros) somos conhecidos como hard-working no mundo todo.

O sonho da casa própria é comum entre os brasileiros imigrantes. E esse deve ser um dos motivos que nós (brasileiros) somos conhecidos como hard-working no mundo todo. Por isso, na hora de adquirir uma casa é preciso tomar todas as precauções possíveis para não investir em um mau-negócio, ou até mesmo colocar o seu dinheiro nas mãos de estelionatários que se aproveitam do sonho da casa própria.

Para isso, o Jornal Brazilian Times, entrevistou o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 2 Região de São Paulo (CRECI-SP), José Augusto Viana Neto, para falar sobre as precauções que os brasileiros devem tomar antes de investir em um imóvel.

Como se prevenir quanto as fraudes de venda de imóveis?

A providência mais prudente é se certificar da idoneidade de quem o estiver assessorando. No site do CRECISP, www.crecisp.gov.br, é possível consultar se a pessoa é ou não corretor de imóveis e se responde a algum tipo de processo na justiça. O corretor de imóveis, no Brasil, é responsabilizado, através do Código Civil, artigo 723, por qualquer prejuízo que possa causar ao cliente, pela omissão de informações a respeito do negócio.

É comum esse tipo de golpe?

Infelizmente, não são raras essas situações, especialmente por parte de pessoas que se fazem passar por corretores quando na verdade são estelionatários.

Quais são as características que podem ser identificadas em casos de fraude?

As fraudes podem variar na autenticidade da documentação, na comercialização de imóveis que não pertencem à pessoa apresentada como proprietário, à apropriação indébita. Há uma série de possibilidades que devem ser verificadas antes que se assine qualquer documento ou que se faça qualquer pagamento.

Que tipo de precauções os brasileiros devem tomar?

Procurar um corretor de imóveis de confiança é uma das melhores precauções, pois o profissional pode fornecer todas as orientações e se encarregar de verificar toda a documentação, trazendo muito mais tranquilidade à transação.

Quais são os riscos de comprar um imóvel sem ver? (Para os brasileiros que compram dos EUA)

Além dos riscos inerentes a esse tipo de negócio, há a chance de o imóvel não ser aquilo que se esperava. Há que se considerar, também, o entorno da propriedade, verificando a presença de meios de transporte, delegacias de polícia, escolas, supermercados, hospitais, enfim, todas as instalações necessárias.

É aconselhável comprar imóveis direto pela construtora? Quais são os riscos?

Há alguns anos, tínhamos o risco de perder o imóvel caso a construtora viesse a quebrar. Por isso, ao comprar um imóvel diretamente na construtora, é ideal averbar o registro de promessa de compra e venda à matrícula, e conferir no contrato se existe patrimônio de afetação, desvinculando o imóvel do patrimônio da construtora. É bom também verificar o histórico da construtora no Procon e consultar mutuários de outros empreendimentos.

Existe uma forma mais segura de investir em um imóvel?

O imóvel é um investimento seguro, desde que se tomem as cautelas adequadas.

Os bancos no Brasil dificultam o empréstimo para compra da casa própria para os brasileiros que não vivem no país e não conseguem comprovar renda. Que tipos de alternativas estão disponíveis para esses casos?

No Brasil, não é possível obter um financiamento no país caso não a pessoa possua o Visto Permanente. Portanto, essa ainda é a alternativa disponível, se a pessoa não tiver o capital suficiente para a aquisição à vista.

Para mais informações acesse o site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (www.crecisp.gov.br) Você pode checar a legibilidade da construtora e do corretor de imóvel, antes de fazer qualquer tipo de transação financeira.

Fonte: Da Redação do Brazilian Times | Texto de Por Jaqueline G. Almeida

Top News