Publicado em 20/05/2015 as 12:00am

Brasileira do Miss BrasilUSA se torna referência em beleza no YouTube

A modelo Camila Coelho, que ficou conhecida na comunidade brasileira em Massachusetts depois de desfilar para alguns eventos de moda e participar de concursos de beleza, tornou-se uma referência quando o assunto é beleza.

A modelo Camila Coelho, que ficou conhecida na comunidade brasileira em Massachusetts depois de desfilar para alguns eventos de moda e participar de concursos de beleza, tornou-se uma referência quando o assunto é beleza. Ela tem um canal no YouTube, onde dá dicas de maquiagem e que já está entre os mais vistos de língua portuguesa.

Ela mora em Framingham (Massachusetts), mas hoje divide seu tempo visitando vários países, inclusive o Brasil, onde participa de eventos relacionados ao mundo fashion. Camila participou de uma das edições do Miss Brasil Massachusetts e foi eleita a Rainha do Rodeio em 2008, em um baile promovido pelo jornalista Luciano Sodré.

Mas foi em 2010 que sua vida começou a mudar. A modelo publicou, em inglês, seu primeiro tutorial em vídeo, onde ela dava dicas de maquiagem. A vlogger não podia imaginar que alguns anos depois iria se tornar referência do universo brasileiro de moda e beleza dentro e fora do YouTube.

Atualmente, Camila conta com produtos licenciados, já assinou com uma grande loja de departamento e estrelou inúmeras campanhas publicitárias. Apesar do sucesso fora da web e da agenda cheia de compromissos, o canal no YouTube continua a ser uma prioridade para Camila. “Toda semana há um novo vídeo com alguma dica de beleza para sua legião de fãs”, fala.

Aprenda quais estratégias levaram Camila a chegar ao sucesso na web:


1 - Ser autêntica e estabelecer uma relação pessoal com o público

Desde seu primeiro vídeo, Camila Coelho interage diretamente com sua audiência. Sua linguagem é simples, cordial e autêntica. Ela responde a comentários e principais pedidos de seu público nos próprios vídeos e inclui detalhes de sua vida pessoal, o que contribui para estabelecer uma relação próxima com quem assiste seu conteúdo.


2 - Ter conteúdo atemporal, que permanece relevante

Os dez vídeos mais vistos, desde o lançamento do canal, são vídeos que falam sobre temas que não deixam de ser interessantes com o passar do tempo. O vídeo “Delineado Perfeito (Passo a Passo) por Camila Coelho” foi lançado em junho de 2011 e considerando apenas visualizações que ocorreram esse ano, ele ainda ocupa a primeira posição entre os mais vistos do canal. Ter conteúdo que não perde a relevância ao longo do tempo é uma boa estratégia para atrair visualizações para o canal.


3 - Aproveitar sorteios para construir sua base de fãs

Camila Coelho vivenciou a primeira onda de crescimento em seu canal quando divulgou um vídeo com seu primeiro sorteio. Além desse vídeo ter sido o primeiro a conquistar 50 mil visualizações em um único dia, foi também o que mais trouxe inscritos de uma única vez. Percebendo que essa estratégia tinha funcionado, Camila adotou esse formato, que passou a se repetir com frequência, com cada vez mais picos de visualizações e de inscritos.


4 - Explorar datas sazonais, eventos especiais e makes de celebridades da atualidade

Outro fator importante para o crescimento do canal se dá através do aproveitamento de datas sazonais para atrair o interesse do público. Camila Coelho explora muito bem maquiagens e looks específicos para Natal e Ano Novo, para as diferentes estações do ano, datas especiais como Dia dos Namorados e Halloween, e ocasiões especiais, como casamentos, formaturas e festas de debutante. Esse tipo de vídeo, por despertar o interesse imediato do público, ajuda a atrair, nos primeiros dias, um número maior de visualizações.

Os tutoriais de maquiagem de Camila Coelho começaram de maneira informal e foram se profissionalizando ao longo do tempo, à medida que ela se tornava conhecida na web e fora dela. No entanto, a vlogger sempre manteve a proximidade com sua audiência através de conversas diretas, incentivo a interações, e de vídeos que exploram outros aspectos de sua vida. Seu canal se mantém interessante, pois além de oferecer dicas e tutoriais de makes que não perdem a validade, ele também se aproveita muito bem de temas e assuntos do momento, como celebridades e datas sazonais, para atrair o público.

Fonte: Da Redação