Publicado em 26/08/2009 as 12:00am

Toyota vai diminuir capacidade mundial de produção

Cortes podem representar 7% do potencial de fabricação de veículos. Montadora japonesa é a que mais vende carros no mundo.


A Toyota, maior montadora do mundo, informou nesta quarta-feira (26) que vai interromper uma linha de produção no Japão em uma tentativa de reduzir excesso de capacidade para voltar ao lucro em um cenário de crise global do setor.


Montadoras ao redor do mundo estão paralisando linhas ou trabalhando abaixo da capacidade por conta de um declínio acentuado nas vendas que provocou o colapso da General Motors e da Chrysler e fez a Toyota rumar para um prejuízo recorde este ano.

Os cortes da Toyota podem alcançar 700 mil automóveis, ou 7% da capacidade global da montadora, incluindo uma linha na Inglaterra que pode ser suspensa e o possível fechamento de uma joint-venture com a General Motors nos EUA, afirmou uma fonte próxima do assunto.

"Apesar das vendas em alguns países estarem subindo, o cenário para a demanda global ainda é incerto" e a companhia acredita que deve estar preparada, afirmou a fonte. As vendas da Toyota vinham sendo impulsionadas nos últimos meses por incentivos governamentais direcionados a fomentar a demanda, mas a empresa ainda tem excesso de capacidade de mais de 3 milhões de veículos após uma rápida expansão executada no início da década.

A companhia informou que decidiu suspender uma linha de produção no Japão por cerca de um ano e meio.

Fonte: (G1)