Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/06/2011 as 12:00am

Confiança da indústria cai pelo 6º mês seguido e atinge menor nível em 18 meses

O ICI (Índice de Confiança da Indústria), da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, manteve a trajetória de queda e recuou 2,5% em junho, informou nesta quinta-feira (30) a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Esta foi a sexta queda consecutiva do

O ICI (Índice de Confiança da Indústria), da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, manteve a trajetória de queda e recuou 2,5% em junho, informou nesta quinta-feira (30) a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Esta foi a sexta queda consecutiva do ICC.

O ICI é elaborado a partir de cinco tópicos da Sondagem da Indústria. A partir das respostas destes tópicos, a FGV elabora o resultado do índice que vai até 200 pontos, sendo que o desempenho do indicador é de queda ou de elevação se a pontuação total das respostas fica abaixo ou acima de cem pontos, respectivamente. O levantamento para cálculo do índice foi entre os dias 2 e 27 deste mês, em uma amostra de 1.146 empresas informantes.

Em maio, o indicador caiu 1,2% em relação ao abril. De maio para junho, o indicador passou de 109,9 pontos para 107,1 pontos. Este é o menor nível da confiança da indústria desde outubro de 2009 (107,0 pontos).

O ICI é composto por dois indicadores. O primeiro é o ISA (Índice da Situação Atual), que caiu 3,5% em junho após mostrar queda de 1,7% em maio. Com o resultado, o ISA atingiu o pior nível desde outubro de 2009.

O segundo componente do ICI é o IE (Índice de Expectativas), que cedeu 1,7%, em comparação com a queda de 0,6% em maio, e registra em junho o patamar mais baixo desde setembro de 2009.

Na comparação com junho do ano passado, o indicador da confiança industrial registrou queda de 7,3% esse mês - recuo mais intenso do que a taxa negativa de 4,8% apurada em maio, no mesmo tipo de comparação.

Ainda na comparação com junho do ano passado, houve quedas de 9,8% e de 4,6%, respectivamente para o índice de Situação Atual e para o indicador de Expectativas, em junho deste ano.

Fonte: R7.COM.BR

Top News