Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/08/2011 as 12:00am

Confira a agenda do investidor para a segunda semana de agosto

Dentro da agenda da segunda semana de agosto, os investidores ficarão atentos à reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), que definirá o rumo da política monetária norte-americana. Ainda nos EUA, destaque para as vendas ao varejo e ao balanço do or

Dentro da agenda da segunda semana de agosto, os investidores ficarão atentos à reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), que definirá o rumo da política monetária norte-americana. Ainda nos EUA, destaque para as vendas ao varejo e ao balanço do orçamento do governo, todos dados de julho.

No cenário doméstico, a semana conta com indicadores de inflação, da indústria e do varejo.

> Segunda-feira (8/8)

- Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à primeira quadrissemana de agosto. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.
8h00 - A FGV publica ainda o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) de julho, importante medida de inflação nacional.
8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.
11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

- EUA

Não serão apresentados índices relevantes no país.

> Terça-feira (9/8)

- Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) referente a primeira quadrissemana de agosto. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.
9h00 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anuncia a Pesquisa Industrial Regional de junho, que acompanha a evolução do nível de produto na indústria, mediante recortes locais.
9h00 - O instituto ainda revela o Levantamento da Produção Agrícola referente ao mês de junho.

- EUA
15h15 - O Fed decidirá o novo patamar do juro básico norte-americano, atualmente estabelecido na banda entre 0,0% e 0,25% ao ano.

> Quarta-feira (10/8)

- Brasil

8h00 - A FGV divulga a primeira prévia de agosto do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

- EUA

11h00 - Sai o Wholesale Inventories de junho, relatório que contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista.
11h30 - Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante indicador para os mercados da commodity, tendo em vista que os EUA são um dos maiores consumidores de óleo bruto do planeta.
15h00 - O Departamento de Tesouro norte-americano fornece os dados de julho do Treasury Budget (orçamento governamental).

> Quinta-feira (11/8)

- Brasil
9h00 - O IBGE apresenta a Pesquisa do Comércio de junho, que acompanha a evolução da atividade comercial no Brasil, com indicadores calculados para cada região do País.
9h00 - O instituto também apresentará a Pesquisa de Emprego Industrial de junho, relatório que trata de mão-de-obra e rendimento do trabalho no Brasil.

- EUA
9h30 - Destaque ao Trade Balance (balança comercial) com base no mês de junho, que mede a diferença entre os valores das importações e exportações realizadas pelo país
9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

> Sexta-feira (12/8)

- Brasil

Não serão apresentados dados relevantes no país neste dia.

- EUA

9h30 - Principal destaque para o indicador Retail Sales referente ao mês de julho, que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.
10h55 - A Universidade de Michigan publica a preliminar do Michigan Sentiment de agosto, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.
11h00 - O Business Inventories compreende o nível de vendas e de estoques das indústrias, além dos setores de atacado e varejo durante o mês junho.

Como começa a semana subsequente?

> Segunda-feira (15/8)

- Brasil

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.
11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.
Haverá também o vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa.

- EUA

9h30 - O Fed de Nova York apresenta o NY Empire State Index referente ao mês de agosto. Esse índice tem como intuito medir a atividade manufatureira no estado, um dos principais do país.

Fonte: UOL.COM.BR

Top News