Publicado em 26/09/2011 as 12:00am

'Crise traz muitas oportunidades', afirma consultor financeiro

A crise econômica, a alta do dólar e as recentes oscilações da Bolsa de Valores podem assustar os consumidores e investidores, mas também geram boas oportunidades para quem souber aproveitar. A dica é do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, autor dos bes

A crise econômica, a alta do dólar e as recentes oscilações da Bolsa de Valores podem assustar os consumidores e investidores, mas também geram boas oportunidades para quem souber aproveitar. A dica é do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, autor dos best-sellers “Investimentos inteligentes” e “Casais inteligentes enriquecem juntos”.

Cerbasi foi um dos destaques entre os palestrantes desta sexta-feira (23) da nona edição da Expo Money São Paulo.

“Momentos de crise sempre geram dificuldades e oportunidades”, diz. “Na crise de 2008, por exemplo, muito se falava de possibilidade de uma crise de confiança, de a economia do Brasil não ir para a frente. Mas, ao mesmo tempo, o Nordeste brasileiro estava com recorde de empregos e de crédito”, afirma.

Cerbasi diz que a crise atual afeta o Brasil de maneira mais indireta, mas ainda assim resulta na fuga de capital estrangeiro do país e tende a assustar alguns investidores. “Por outro lado, oferece oportunidades para se investir barato e consumir em condições mais vantajosas”, diz.

Comprar imóvel pode ser interessante

Comprar um imóvel, por exemplo, pode ser interessante diante do desaquecimento do mercado imobiliário. “A maior dificuldade de venda deve fazer os preços caírem”, afirma.

“Diante da alta dos juros, quem tem planos de comprar um imóvel também não pode desprezar a vantagem atual de um consórcio, na comparação com os financiamentos. São uma boa opção para quem tem um pé de meia e puder dar um lance.”

A baixa é boa para compra de ações

Comprar ações enquanto os preços estão em baixa é outra oportunidade que pode ser aproveitada. A recomendação do consultor é direcionar os investimentos para empresas cujos resultados são mais previsíveis e são pagadoras de dividendos (o lucro distribuído aos acionistas).

“A única recomendação, nesse caso, é não direcionar todas as fichas no mercado de ações. As ações vão ficar mais baratas, mas, ao contrário de 2008, que foi seguido por um ano de recuperação intensa, essa crise atual pode durar mais tempo.”

É importante manter reseva para emergência

O consultor financeiro recomenda, ainda, que se mantenha uma reserva para “emergências”.

“A crise aumenta a possibilidade de desequilíbrios de preço, ainda que não exista um temor de aumento generalizado da inflação”, diz. “É interessante conter o consumo do que não é essencial.”

Saiba mais

Expo Money São Paulo - 9ª edição

Onde:Transamérica Expo Center, Av. Dr Mário Villas Boas Rodrigues 387 - Pavilhões D e E.

:
Transamérica Expo Center, Av. Dr Mário Villas Boas Rodrigues 387 - Pavilhões D e E.

Quando:23 de setembro (sexta-feira) até às 22h; 24 de setembro (sábado) das 12h às 20h

:
23 de setembro (sexta-feira) até às 22h; 24 de setembro (sábado) das 12h às 20h

Inscrições: pelo site do evento ou no próprio local

: pelo
site do evento ou no próprio local

Fonte: UOL.COM.BR