Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/04/2013 as 12:00am

Candidato do Brasil avança na seleção para diretor da OMC

Disputa segue agora com cinco candidatos. Nove candidatos se apresentaram para suceder o francês Pascal Lamy.


O número de de candidatos à presidência da Organização Mundial do Comércio (OMC) foi reduzido para cinco e o brasileiro Roberto Azevêdo segue na disputa, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (12) pela entidade.

A lista inclui agora o mexicano Hermínio Blanco, o neozelandês Tim Groser, o sul-coreano Taeho Bark, a indonésia Mari Pangetsu, única mulher ainda sob consideração, e o brasileiro.

Nove candidatos se apresentaram para suceder o francês Pascal Lamy, que deixará seu posto no fim de agosto. O novo diretor deve ser nomeado no final de maio.

Saíram da disputa os quatro candidatos que conseguiram menor apoio por parte da consulta feita com os 158 países-membros da OMC: Alan John Kyerematen (Gana), Anabel González (Costa Rica), Amina Mohamed (Quênia) e Ahmad Thougan Hindawi (Jordânia).

Segundo a OMC, a segunda etapa na seleção, durante a qual deverão ser excluídos três dos cinco candidatos, começará no dia 16 e se estenderá até 24 de abril. Para a fase final, ficarão apenas dois candidatos.

O nome do novo diretor será definido até 31 de maio. A escolha ocorre por consenso em negociações entre os países e não por eleição direta.

Fonte: www.globo.com

Top News