Publicado em 5/06/2013 as 12:00am

Mantega desmente intenção de baixar dólar, e moeda sobe; Bolsa cai

Mantega desmente intenção de baixar dólar, e moeda sobe; Bolsa cai


dólar comercial operava em alta nesta quarta-feira (5). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a redução a zero alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para investidores estrangeiros não foi uma medida tomada para controlar a alta recente do dólar.

Por volta das 11h30, a moeda norte-americana tinha ganhos de 0,39%, para R$ 2,137 na venda. "A medida é de longo prazo. Queremos deixar livre para aplicações em renda fixa, títulos do governo brasileiro", afirmou Mantega.

Já a Bovespa operava em queda; o Ibovespa (principal índice da Bolsa) perdia 0,15%, aos 53.936,58 pontos.

O euro subia 0,5%, para R$ 2,797 na venda.

Bolsas internacionais

As ações asiáticas atingiram os menores níveis de 2013. Incertezas sobre quando o banco central dos Estados Unidos irá começar a diminuir seu enorme programa de estímulo alimentou temores de que fundos deixem a região, aumentando a cautela antes de dados essenciais de emprego nos Estados Unidos que serão divulgados nesta semana.

As ações de Hong Kong cederam 0,97%, para o menor nível em seis semanas e as ações de Xangai ficaram praticamente estáveis, com variação negativa de 0,07%. O índice Nikkei chegou a subir 1,3% antes de começar a cair para encerrar em queda de 3,83%, numa nova mínima em sete semanas.

O índice de Seul encerrou em baixa de 1,52%, a Bolsa de Taiwan teve leve queda de 0,11%, enquanto Cingapura retrocedeu 1,46%.

Fonte: www.uol.com