Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/07/2013 as 12:00am

Tombini diz que combate à inflação vai restaurar confiança na economia

Tombini diz que combate à inflação vai restaurar confiança na economia

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse que a entidade busca restaurar a confiança da população na economia. Os investimentos, segundo Tombini, estão travados justamente pelo abalo na confiança dos empresários quanto aos rumos da economia. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo".

Tombini ressaltou que o combate à inflação é uma das formas para recuperar a confiança. "O Banco Central tem a missão de trazer a inflação para a meta e é isso que estamos fazendo. O crescimento tem um número grande de variáveis, mas acho que passa por restabelecer a confiança. Também tem os investimentos públicos, que estão no forno".

As autoridades brasileiras estão sob pressão desde o péssimo desempenho da economia em 2012, quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9%. Neste ano, as previsões iniciais apontavam para um crescimento de 3%. Alguns economistas, no entanto, já projetam uma alta de apenas 2%.

Enquanto isso, a inflação subiu e atingiu 6,7% em junho, de acordo com o índice IPCA de 12 meses. Com o objetivo trazer a inflação para próximo do centro da meta (4,5), o Banco Central deu início a uma série de aumentos das taxas de juros no início deste ano. A taxa Selic está agora em 8,5% e deve chegar a 9% nos próximos meses.

Tombini disse também que o BC está se preparando para possíveis impactos provenientes de políticas do Federal Reserve, dos Estados Unidos. O Fed deve reverter seu estímulo econômico, o que poderia provocar um fluxo de dólares para mercados emergentes como o Brasil.

Fonte: www.uol.com

Top News