Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/08/2013 as 12:00am

Países emergentes devem poder controlar fluxo de capitais, diz estudo

Países emergentes devem poder controlar fluxo de capitais, diz estudo


Economias de mercado emergentes podem ser afetadas adversamente por oscilações de investimentos e devem, portanto, desenvolver ferramentas para controlar fluxos de crédito, ou correm o risco de abdicar de qualquer política monetária independente.

Essa foi a conclusão de um estudo apresentado num simpósio de política monetária no Kansas City Federal Reserve, em Jackson Hole, o qual destacou o impacto mundial da política monetária não-convencional dos Estados Unidos e outros grandes bancos centrais.

Muitos países, incluindo Brasil e Índia, sofreram recentemente fortes vendas de sua moeda, ligadas em parte à perspectiva de que o Fed possa em breve reduzir o ritmo de seu estímulo monetário, de compra de títulos.

O estudo põe em evidência uma mudança no pensamento econômico convencional, que costumava promover o fluxo aberto de dinheiro entre os países, não importando as consequências.

"Políticas macroprudeciais são necessárias para restaurar a independência da política monetária para os países não-centrais", escreveu Helene Rey, professora da London Business School.

"Políticas monetárias independentes são possíveis se, e somente se, a conta capital é administrada, direta ou indiretamente, via políticas macroprudenciais", diz Rey.

Fonte: www.uol.com

Top News