Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/02/2014 as 12:00am

Anuidades de cartões de crédito de bancos têm alta de até 85%

Anuidades de cartões de crédito de bancos têm alta de até 85%


As anuidades dos cartões de crédito oferecidos no país tiveram aumento de até 85% no período de janeiro de 2013 a 2014, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Foram pesquisadas as taxas dos cartões dos seis maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander). De acordo com o Idec, das 209 modalidades de cartões de crédito, 45% tiveram os preços corrigidos entre 4,7% até 85%.

O maior índice foi aplicado pelo banco Bradesco, que reajustou as anuidades de 25 modalidades de cartões, com variações entre 13% e 85%. Entre esses, ficou mais cara a anuidade do cartão Bradesco Seguros e Previdência Internacional (Visa). A tarifa passou de R$ 108,00 para R$ 199,88.

Com o maior número de modalidades de cartões, 78, o Itaú Unibanco reajustou as tarifas de 62 cartões de crédito, com índices entre 4,7% até 37,9%. Na sequência, aparece o HSBC, que aumentou a anuidade de quatro cartões, entre 6% e 50%. Já a anuidade de oito cartões do Santander foi corrigida, com índices entre 13% e 26%.

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal não reajustaram as tarifas.

“Infelizmente, de acordo com as normas do CMN (Conselho Monetário Nacional) e BC (Banco Central), essa prática é permitida aos bancos a cada ano e os valores são estabelecidos pelo mercado. Seria razoável que as normas fossem aprimoradas para inibir reajustes tão abusivos”, afirma a economista do Idec, Ione Amorim, por meio de nota.

Fonte: (g1)

Top News