Publicado em 6/03/2014 as 12:00am

EUA suspendem negociações comerciais com a Rússia

EUA suspendem negociações comerciais com a Rússia


s Estados Unidos suspenderam, nesta segunda-feira (3), as negociações que estavam em andamento com a Rússia para estreitar seus laços comerciais e de investimentos devido à intervenção militar desse país na península ucraniana da Crimeia, informou uma fonte oficial ao jornal "Wall Street Journal".

"Devido aos últimos eventos na Ucrânia, suspendemos as negociações bilaterais - com a Rússia - sobre comércio e investimento, que estavam voltadas a aproximar nossos laços comerciais", disse à publicação um porta-voz do representante de Comércio Exterior dos EUA, Michael Froman.

Após o anúncio, o governo russo anunciou que reduzirá a “zero” sua dependência econômica dos EUA se Washington impuser sanções contra o país – o que provocaria uma quebra no sistema financeiro americano.

“encontraremos uma maneira não apenas de reduzir nossa dependência financeira dos EUa, mas também nos beneficiaremos muito destas sanções”, disse Serguei Glaziev, assessor do Kremilin, à agência russa “Ria Novosti”.

Pedimos que a Rússia impeça a escalada da crise na Ucrânia e que suas tropas na Crimeia voltem para suas bases", afirmou em comunicado o porta-voz do Departamento de Defesa, o contra-almirante John Kirby.

O governo americano informou, pela manhã, que é "muito provável" que imponha sanções à Rússia se o país não voltar atrás em sua intervenção militar na Ucrânia.

Fonte: (g1)