Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/03/2015 as 12:00am

Analistas veem inflação de 8,12% no Brasil

Os economistas consultados pelo Banco Central para o boletim Focus subiram a previsão de inflação de 7,93% na semana passada para 8,12% nesta semana.

Os economistas consultados pelo Banco Central para o boletim Focus subiram a previsão de inflação de 7,93% na semana passada para 8,12% nesta semana.

O objetivo do governo é manter a inflação em 4,5% ao ano, mas com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (na prática, variando entre 2,5% e 6,5%).

De acordo com o IPCA, no entanto, considerado o índice oficial do país, a inflação em 12 meses foi de 7,7% em fevereiro, a maior para o mês desde 2003.

Além disso, a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) foi cortada pela 12ª semana seguida: foi de -0,78% na semana passada para -0,83% nesta semana.

O dólar deve fechar o ano a R$ 3,15, segundo os analistas; a projeção anterior era de R$ 3,06. A previsão para a Selic, a taxa básica de juros, foi mantida em 13%.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

Fonte: uol.com.br

Top News