Publicado em 27/04/2016 as 5:00pm

Qual a importância da Educação Financeira para sua vida e de sua família?

É importante entender também que as principais mudanças devem ocorrer em seus hábitos financeiros

Não há como negar: educação financeira é a base para o sucesso de sua vida, da sua família e de seus negócios. Como Life & Financial Coach percebo a cada dia como uma vida financeira saudável pode trazer felicidade e paz para as vidas e famílias e ao contrário também pode ser possível. As dívidas e preocupações com o futuro podem “detonar” sua vida pessoal e familiar e comprometer seus negócios.

É importante entender também que as principais mudanças devem ocorrer em seus hábitos financeiros (muitos deles negativos) e crenças limitantes em relação ao dinheiro.

Então separei aqui alguns passos muito importantes para você perceber o quanto a Educação financeira é importante para você e sua família, não importa como você está hoje, sempre pode melhorar!

1º Passo: Compreenda o que precisa mudar em sua vida - O primeiro passo é entender que a falta de educação financeira pode ser a principal responsável por boa parte dos seus problemas financeiros e compreender que você precisa mudar esse cenário.

2º Passo: Saiba como funciona o dinheiro - Há diferenças entre conseguir dinheiro, ganhar dinheiro, fazer dinheiro e investir dinheiro. Você não tem culpa alguma de não entender sobre dinheiro e riqueza. Não é sua culpa não ter sido ensinado sobre educação financeira. Mas nunca é tarde para começar e para isso um Processo de Financial Coaching poderá ajudar muito você.

3º Passo: Defina com clareza seus objetivos financeiros - Definir um objetivo financeiro significa determinar um valor e um prazo para alcançar um objetivo qualquer. Como exemplo, comprar um carro é um objetivo. A definição de objetivos financeiros será a principal motivação para você persegui-los com disciplina, pois pensará duas vezes antes de comprar algo que não precisa, sob pena de se distanciar do objetivo realmente relevante. Fique atento!

4º Passo: Eduque-se sobre finanças – E aqui quero te recomendar 3 leituras indispensáveis no assunto: Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaky, Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker e Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill.

5º Passo: Aprenda a Economizar - Gaste menos do que você ganha. Por mais óbvio que isso possa parecer, é impressionante a quantidade de pessoas que não consegue poupar dinheiro no final do mês. Ou pior: gastam mais do que ganham, através de ferramentas de crédito (cartão de crédito ou empréstimos). Poupar é acumular valores no presente para utilizá-los no futuro, o que geralmente envolve mudança de hábitos, pois requer uma redução nos gastos pessoais e familiares.

6º Passo: Aprenda a investir - Estudos mostram que as pessoas que tentam começar a investir falham em 90% das vezes. Isso ocorre porque a maioria começa a investir antes mesmo de adquirir conhecimento e entender seu perfil de investidor. Investir significa colocar seu dinheiro para trabalhar para você. É uma forma diferente de pensar sobre como fazer dinheiro.

7º Passo: Aprenda a Enriquecer - A riqueza é mais frequentemente o resultado de um estilo de vida de trabalho duro, perseverança, planejamento e, acima de tudo, autodisciplina. O patrimônio líquido é o valor de tudo o que uma pessoa tem. Para determinar seu patrimônio, some o valor de todas as coisas que você possui (dinheiro, ações, títulos, imóveis, seu negócio atual, sua casa) e depois subtraia tudo o que deve. O patrimônio líquido é a medida definitiva da riqueza porque, se necessário, os bens podem ser liquidados, ou seja, convertidos em dinheiro.

Então, deseja orientações sobre como investir, melhorar o planejamento de sua vida financeira ou ainda fazer um trabalho em grupo em sua família, saiba que é possível, estou aqui para te ajudar, entre em contato pelo email: sibiakeila@gmail.com ou text.617.650.2662.

Fonte: Por Dra. Síbia Keila, PhD ©