Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/04/2024 as 5:00pm

Expansão da cobertura do Medicaid muda vida de jovens imigrantes indocumentados em Connecticut

Fonte: Da redação


O jovem Darek Clavijo deixou de jogar futebol quando tinha 9 anos, e seus momentos sem fôlego no campo se transformavam em ataques intensos de asma. Ele lutava para respirar ou se mover. Seu corpo ficava fraco. Sentia como se sua garganta estivesse se fechando e a congestão tivesse apertado seus pulmões.

Darek visitou uma clínica para pacientes de baixa renda, mas saiu sem mudanças: sem diagnóstico, sem tratamento e definitivamente sem mais futebol. Depois de pegar Covid em 2020, sua asma se tornou ainda mais grave. Sua irmã, Najely Clavijo, lembra de se sentar ao lado dele durante os ataques, com medo de que seus pulmões desistissem.

Como imigrantes indocumentados do Equador, sua família não tinha seguro de saúde - tudo o que podiam fazer era esperar e se preocupar. "E então a lei foi aprovada", disse Clavijo.

Em janeiro de 2023, Connecticut expandiu a cobertura do Medicaid para imigrantes indocumentados de até 12 anos. Foi a primeira vez que imigrantes indocumentados de qualquer idade puderam se qualificar para cobertura do estado. Qualquer pessoa dentro dessa faixa etária poderia se inscrever e manter sua cobertura até completar 19 anos. Darek, então com 12 anos, acabara de se qualificar.

Na mesma semana, a mãe de Darek o inscreveu. Depois de anos de ataques, Darek foi oficialmente diagnosticado com asma e prescrito um inalador. Depois de não conseguir ver o quadro na escola e sofrer de dores de cabeça por esforço visual, ele também recebeu seu primeiro par de óculos.

Darek é apenas uma das mais de 9.000 crianças de baixa renda e indocumentadas em Connecticut que se beneficiaram dessa expansão. Em 2021, Connecticut aprovou um projeto de lei para expandir o HUSKY Health - os programas de Medicaid e Seguro de Saúde Infantil do estado - para incluir crianças indocumentadas com 8 anos ou menos, efetivo a partir de janeiro de 2023. Durante a sessão legislativa de 2022, o estado acrescentou crianças indocumentadas com até 12 anos. Mais recentemente, em 2023, o estado aprovou um projeto de lei cobrindo imigrantes indocumentados de até 15 anos, efetivo neste verão.

Embora esses projetos de lei representem um progresso significativo para crianças como Darek, ainda estão aquém dos objetivos dos defensores.

O projeto de lei proposto durante a sessão legislativa de 2023 originalmente previa a expansão até os 26 anos - a idade em que todos os outros jovens adultos seriam retirados do seguro de saúde de seus pais, conforme a Lei de Assistência Acessível. Mas esse projeto de lei acabou sendo reduzido para 15 anos. "Um corte arbitrário de idade não faz sentido médico", disse Julia Rosenberg, pediatra em Yale. "Já tive que dizer a famílias que uma criança é elegível e outra não. E isso mistura algo maravilhoso e algo angustiante e difícil."

Os defensores estão preocupados com o precedente errado que está sendo estabelecido. Luis Luna, gerente da coalizão HUSKY 4 Immigrants, disse que o objetivo deles é que todos tenham acesso à saúde, independentemente da idade. Ele se preocupa com imigrantes mais velhos, incluindo seu pai de 67 anos, que recentemente sofreu um ataque cardíaco. "Se continuarmos nesse caminho de apenas acrescentar alguns anos a cada sessão, meu pai terá cerca de 90 anos quando chegarmos à idade dele", disse Luna. "Não podemos estabelecer esse precedente."

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News