Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/05/2024 as 10:00pm

Coluna Espaço Empreendedor: Modelos de Negócios - O Cafezinho Nosso de Todos os Dias

Fonte: Lídia Ferreira info@ieeeduonline.com


O consumo do café da forma tradicional é milenar, enquanto nos últimos anos diversos produtores estão expandindo a maneira de levar o café para a casa do consumidor. Enquanto isso, empreendedores no mundo inteiro estão investindo em novos modelos de negócios e o resultado vêm dando cada vez mais frutos.

A fruta mais amada do Brasil, não é a banana, ou laranja ou até mesmo o açaí, mas sim o café. Além de fazer parte da tradição da mesa de quase todo brasileiro, o café também é um excelente negócio para quem deseja entrar nesse mercado, cada vez mais promissor.

No dia 24 de maio é o dia nacional do café no Brasil. Um dia para comemorar o que esse fruto tem entregue para o país como uma das jóias nacionais mais amadas no mundo inteiro.

O brasileiro consome em média quatro xícaras de café por dia. O café só perde espaço da bebida mais consumida para a água. Apesar de fazer parte do cotidiano da maioria das residências no mundo, o ramo café vem ganhando novas formas de uso e cresce com isso as oportunidades de negócios que vão além do consumo da forma líquida.

Somente no ano de 2023 o café rendeu 18 bilhões de reais em venda. Para nós que migramos para os Estados Unidos, mesmo após descobrir novos sabores de marcas de café de outras partes do mundo, o aroma do nosso queridinho continua sendo a preferência na mesa de todo “bom” brasileiro. É quase certo que ao tomar um café na casa dos amigos, que a origem é brasileira e por isso, viva a facilidade que temos hoje ao acesso às várias opções de marcas encontradas no mercado.

Sem esquecer, que muitos americanos reconhecem o valor do sabor e da qualidade encorpada do nosso cafezinho. Seja gelado, com leite, adoçado ou não,

No Brasil existem cerca de 4 mil cafeterias, enquanto nos Estados Unidos, 38.4 mil cafeterias que além de terem o café como produto principal também possuem outros produtos que ajudam a aumentar o lucro. 

Modelos de negócio.

Durante o programa Pequenas Empresas Grandes Negócios do dia 19 de maio deste ano, foram apresentados quatro exemplos de empreendedores que fizeram do café um negócio de sucesso.

Bruna Ferrari, empreendedora catarinense em 2025 criou a marca Dice, que propõe ser uma empresa de vestuário sustentável através do uso da borra do café.  Conhecida como a “camiseta café”, feita com base nos resíduos de café que são coletados através de parcerias com grandes cafeterias. Por acreditar que a sustentabilidade é um diferencial promissor, Bruna apostou em desenvolver produtos com alta qualidade, mas sem perder a qualidade e conforto de suas peças.

Bruna, que nasceu em Caxias do Sul, acompanhou desde pequena o exemplo dos pais que iniciaram uma confecção de roupas durante a gravidez de Bruna. A borra do café é apenas um dos materiais utilizados para confeccionar as peças da Dice, que também inclui, algodão egípcio que traz mais resistência, entre outros materiais que garanta a durabilidade e proteção antibactericida. Dice possui um modelo de e-commerce mas também possui algumas parcerias com lojas físicas.

Vanessa Vilela, é das Minas Gerais e formou a Kapeh, uma marca de cosméticos que a matéria prima é o café. Vanessa que também é  Farmacêutica e Bioquímica divide suas duas grandes paixões, café e pessoas. Os produtos da Kapeh foram desenvolvidos após Vanessa entender que um produto chave e mundialmente conhecido em vários países poderia também oferecer benefícios à saúde da pele, partiu para investir no ramo de cosméticos. Desde 2007 a Kapeh ampliou o número de produtos e também de funcionários, melhor dizer de funcionárias. Sim, Vanessa se orgulha por ter uma equipe totalmente feminina trabalhando juntas para levar o que o café tem de melhor.

Ana Ribeiro, neta de Maria Francisca da Silva, natural de Bom Despacho, fez investimento inicial de $30 mil reais para iniciar um negócio familiar com a venda de café. Com a proposta de levar o jeitinho mineiro tradicional de fazer e servir o café, levando o sabor e carinho que carrega na memória da infância. O gostinho de casa e bom atendimento é o segredo para ser bem sucedido em tudo que faz. Esse valor afetivo, muito familiar a todos nós brasileiros é o que nos mantêm unidos aos valores simples e aos costumes da nossa terra.

Na próxima edição o Espaço Empreendedor vai continuar levando outras informações relevantes sobre o modelos de negócio, incluindo dados sobre outros empreendedores do ramo de café.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News