Publicado em 20/05/2015 as 12:00am

Imigrantes temporários poderão lecionar em escolas de Nevada

O Governador do estado de Nevada, Brian Sandoval, assinou na semana passada a lei AB27, que tornará mais fácil o acesso dos imigrantes com "status" legal temporário para obter uma licença de ensino.

O Governador do estado de Nevada, Brian Sandoval, assinou na semana passada a lei AB27, que tornará mais fácil o acesso dos imigrantes com “status” legal temporário para obter uma licença de ensino. Ele disse que a ação vai atender às necessidades de “uma nova Nevada”.

Entre as pessoas que acompanharam o governador no momento da assinatura, estava Uriel Garcia, 22 anos, estudante do StateCollege que foi agraciado com o DeferredAction for ChildhoodArrivals (DACA), que concedeu “status” temporário para milhares de jovens.

Ele disse que pretende aplicar novamente o mais rápido possível para dar sequência ao seu objetivo, que é lecionar para alunos do segundo grau. "Eu quero devolver à comunidade que ela me deu", disse Garcia.

A antiga lei permitia que a superintendência estadual concedesse licença para lecionar para alguém que não é cidadão dos Estados Unidos, mas somente se houver carência de professores. Com a nova lei, que passou pelo Senado e a Câmara dos Deputados por unanimidade, os imigrantes com “status” temporário poderão obter esta autorização, mesmo que já existam educadores na área aplicada.

Esta medida beneficia imigrantes do programa DACA. Segundo a superintendente Dale Erquiaga, ainda não há estimativa de quantos novos professores serão contratados através desta lei. “Vamos acompanhar de perto como tudo vai ocorrer”, disse.

Garcia disse que agora Nevada terá mais professores bilíngues e, os quais só querem “fazer a coisa certa para os Estados Unidos”.

Sylvia Lazos, vice-presidente do Conselho de Liderança Latino, disse que esta lei reflete melhor o quanto Nevada está mudando. "Essas leis que proíbem não-cidadãos de ficarem licenciados são de outra era, quando muitos estados eram hostis aos alemães, católicos e irlandeses", disse. "A moderna Nevada não é protecionista nem anti-imigrante. Este é um dia maravilhoso para o nosso estado”, afirmou durante a assinatura da lei.

Fonte: Da Redação