Publicado em 1/07/2012 as 12:00am

Rio de Janeiro conquista título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural

O Rio de Janeiro conquistou neste domingo (1º) o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A informação foi divulgada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e A

O Rio de Janeiro conquistou neste domingo (1º) o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A informação foi divulgada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), responsável pela apresentação da candidatura da cidade, que foi aprovada pelo Comitê do Patrimônio Mundial, que está reunido em São Petersburgo, na Rússia.

Segundo o Iphan, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas voltadas à preservação da paisagem cultural. São eles o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a praia de Copacabana, e a entrada da Baía de Guanabara. Os bens cariocas incluem o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, acompanha os trabalhos do órgão cultural das Nações Unidas. Em declaração divulgada pelo Iphan, a ministra afirma que o título é consequência de um estudo minucioso "em que se avaliou a forma criativa com que o habitante se adaptou á topografia excepcionalmente bela e irregular da cidade, inventando modos inéditos de usufruir a vida".

Ao justificar a candidatura do Rio, o Iphan ressaltou que a cidade é reconhecida como uma das mais belas do mundo e encontra na relação entre homem e natureza a base para a sua candidatura. "Cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha, seus principais elementos que a tornaram excepcional e maravilhosa já são, há tempos, mundialmente conhecidos".

Compõem atualmente o Comitê da Unesco, as delegações da Argélia, do Camboja, da Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, do Iraque, Japão, da Malásia, do Mali, México, do Catar, da Rússia, do Senegal, da Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos.

Além da Paisagem Cultural do Rio de Janeiro, o Brasil conta hoje com outros 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pelo órgão da ONU.

Entre os bens culturais estão o conjunto arquitetônico de Ouro Preto (MG), o centro histórico de Olinda (PE) e o conjunto urbanístico de Brasília (DF). Entre os bens naturais figuram o Parque Nacional do Iguaçu (PR), o Parque Nacional Serra da Capivara (PI) e o Pantanal Mato-grossense (MT e MS).

Fonte: uol.com.br