Publicado em 10/12/2014 as 12:00am

Plantão Gramatical atende professora brasileira

Oslimary Villar é professora aposentada e mora atualmente em Massachusetts, nos Estados Unidos

 O Plantão Gramatical, programa que auxilia pessoas quanto ao uso da língua portuguesa, realizou 989 atendimentos no mês de novembro deste ano. De janeiro a novembro, já foram registradas 11.397 consultas ao serviço. Situado no Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH), o programa atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e apesar de funcionar na capital do Ceará, o serviço é procurado por pessoas de todo o Brasil e até por de outros países.

Oslimary Villar é professora aposentada e mora atualmente em Massachusetts, nos Estados Unidos, onde ensina língua portuguesa a filhos de brasileiros, cabo-verdianos e outros imigrantes que falam o português e moram no país norte-americano. Com 61 anos, Dona Oslimary liga, frequentemente, para o Plantão Gramatical. “O melhor do serviço é o contato por telefone. A dúvida é tirada com maior confiabilidade quando falamos com um profissional da língua, pois ele dá as respostas com explicações, diferente de pesquisar na internet ou em aplicativos. É um serviço muito importante por esse diferencial. Nunca esqueci o telefone do Plantão, o tenho decorado desde a época da faculdade”, ressalta.

As dúvidas esclarecidas são as mais variadas: desde o emprego da crase à concordância verbal ou até mesmo grafia de palavras. O serviço de tira-dúvidas funciona gratuitamente, via telefone e também pessoalmente, e é realizado por uma equipe composta por seis professores que sabem da existência das diversas variações linguísticas e da necessidade de saber adaptá-las às diferentes situações de comunicação.

Marilene Pinheiro, que atendeu a ligação de Oslimary, é professora do Plantão Gramatical há 19 anos. Segundo Marilene, que cursa doutorado em linguística da Universidade Federal do Ceará, o professor do Plantão Gramatical nunca para de estudar. “Nunca deixamos de estudar, pois nunca sabemos a dúvida que pode surgir do outro lado do telefone. Temos que estar preparados e entender de todos os assuntos para podermos passar uma maior confiança e credibilidade para os consulentes que nos procuram”, destaca.

Mais
Tendo sido fundado em 8 de setembro de 1980 por Agnelo Neves, servidor do IMPARH e então presidente da instituição da época, o Plantão Gramatical surgiu da ideia de ajudar qualquer pessoa que tivesse dificuldades ou curiosidades para usar a língua portuguesa. Nos seus 34 anos de existência, o serviço já realizou mais de 654 mil atendimentos.

Atendimento
Plantão Gramatical - (85) 3225.1979 - De segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas
IMPARH (Avenida João Pessoa, 5609 - Damas)

Fonte: Da Redação