Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/04/2015 as 12:00am

Simone Leitão celebra o Rio no Carnegie Hall

Pianista apresenta recital beneficente em prol de projetos da BrazilFoundation e faz homenagem aos 450 do Rio de Janeiro

Nova York - Apresentando-se pela quarta vez em Nova York, a pianista Simone Leitão, que também é fundadora e diretora artística da Brasil Classical, se apresenta na terça-feira, 19 de maio, as 8PM, no Weill Recital Hall, no Carnegie Hall.

No programa, Simone faz uma homenagem aos 450 do Rio de Janeiro tocando peças de Villa-Lobos, como Ciclo Brasileiro, composição que a acompanha há alguns anos. Um excelente exemplo do estilo descritivo do maestro carioca e suas peculiares formas de tratar o teclado. Ele tem grande importância na formação academia da pianista, além de ser o maior representante da música clássica do Brasil.

Entre os compositores internacionais estão Bach, Beethoven, os quais a artista tem se dedicado ao longo de sua carreira. Para Bach, ela escolheu Concerto Italiano, que mostra a capacidade do compositor alemão de transitar por todos os estilos de sua época. A Sonata Op. 31 no. 1 em Sol Maior de Beethoven será apresentada e faz parte das três sonatas Op. 31 compostas por ele. Elas marcam o início de sua segunda fase composicional. A primeira pode ser chamada de cômica, a segunda de trágica e a terceira de lírica. Simone também apresenta uma seleção de Estudos de Scriabin, lembrando os 100 anos de morte do compositor russo, que sempre esteve em seu repertório.

No bis, Leitão quebra o protocolo clássico e fecha a noite celebrando a “Cidade Maravilhosa” com composições de Antonio Carlos Jobim e Chiquinha Gonzaga.

Todos os projetos criados e dirigidos por Simone Leitão têm contrapartidas sociais, seja na área da educação, cultura ou meio-ambiente. Este ano, 100% da bilheteria do recital será doado a projetos apoiados pela BrazilFoundation no Rio de Janeiro.


Programa

  • Johann Sebastian BACH (1685-1750)
  • Italian Concerto
  • Heitor VILLA-LOBOS (1887-1959)
  • Ciclo Brasileiro  
  • Impressões Seresteiras
  • Dança do Índio Branco
  • Intermission
  • Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)
  • Sonata op. 31 #1 em Sol Menor
  • Heitor VILLA-LOBOS (1887-1959)
  • Ondulando
  • Alexander SCRIABIN (1872-1915)
  • Estudo op. 8 no. 4
  • Estudo op. 8 no. 8
  • Estudo op. 8 no. 12
  • Estudo op. 42 no. 5
  • Simone Leitão


Com uma carreira ativa como recitalista, camerista e solista de orquestras nas Américas, Europa e Ásia, Simone Leitão é conhecida por sua vitalidade intensa, ampla capacidade técnica, forte direção rítmica e temperamento.

Em 2011, lançou o seu primeiro CD com extensa turnê brasileira e americana, além de ser solista com a Miami Symphony no Knight Hall em Miami e Amazonas Filarmônica.

Simone Leitão possui D.M.A. (Doctor of Musical Arts) em Piano Performance e História da Música pela University of Miami, Mestrado pela Norges Musikkhögskole (Academia de Música da Noruega, Oslo) e Bacharelado em Música pela Uni-Rio. Especialista nas obras para piano e orquestra de Villa-Lobos, estudou com Ivan Davis (aluno de Vladimir Horowitz).

Brasil Classical

Fundada em 2009, a Brasil Classical tem como missão de divulgar a música de concerto do Brasil, seus maestros e compositores nos Estados Unidos, enquanto adquire instrumentos de qualidade com a renda dos ingressos de alguns de seus eventos, para serem doados a projetos de inclusão social no Brasil. Desde 2009, o BC acontece anualmente no Knight Hall do Arsht Center em Miami, com a Miami Symphony Orchestra e em Nova York com a série de Música de Camara, agora no Carnegie Hall.

"Simone Leitão lució su asombrosa destreza y magnífica memória con una interpretación impecable del Momoprecóce." Daniel Hernandez, El Nuevo Herald, Miami.

"A virtuoso pianista brasileira Simone Leitão fez um debut eletrizante em seu primeiro CD mostrando vitalidade, cor e interpretação decidida. Na sonata de Rachmaninoff ela expressa todo o seu romantismo épico, com impulsos apaixonados cheios de ardor emocional. Não lhe falta técnica para isso." 

Gary Lemco, Audiophile Audition, 2012.


Links:

Simone Leitão - Rachmaninoff concerto no. 2 - Allegro Scherzando

http://www.youtube.com/watch?v=Oj_IpJAf7_0


Simone Leitão playing the Rhapsody in Blue from Gershwin

http://www.youtube.com/watch?v=pJr_K1o8jl4



Serviço:

Quem: Simone Leitão, Piano

Quando: Terça-feira, 19 de maio, às 8pm

Onde: Weill Recital Hall Carnegie Hall (Rua 57 equina com 7a Avenida, Nova Iorque)

Box Office: segunda a sábado: 11 AM - 6 PM domingo: 12 AM - 6 PM

CarnegieCharge: 212-247-7800, diariamente 8 AM - 8 PM

Fonte: Da Redação

Top News