Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/08/2015 as 12:00am

Xuxa estreia sem assunto, mas com boas piadas e ataque à Globo

Os problemas que chamaram a atenção na estreia foram de outra ordem: falta de ideias e pobreza de assuntos

Com a promessa de “escrever uma nova história”, depois de 30 anos na Globo, Xuxa estreou na noite desta segunda-feira (17) na Record. Feliz, à vontade, com autonomia e diante de um belo cenário, a apresentadora pediu paciência ao público com os possíveis erros.

Para sua tranquilidade, é possível dizer que, com exceção da sonoplastia, sofrível, e de falhas de enquadramento, aceitáveis ao vivo, nenhum grande erro ocorreu. Os problemas que chamaram a atenção na estreia foram de outra ordem: falta de ideias e pobreza de assuntos.

A maior contratação da história recente da emissora ganhou uma atração que leva o seu nome, “Programa Xuxa Meneghel”, mas assume ter como modelo um programa da TV americana, o “Ellen DeGeneres Show”. Até uma entrevista simulada com a “colega'' mereceu espaço.

Entre as principais atrações da estreia, Xuxa mostrou o cenário do programa, exibiu um quadro no qual visita fãs e, supostamente, entrevistou quatro atores de “Os Dez Mandamentos”. Digo “supostamente'' porque a rigor não sobrou nada digno de nota da conversa.

Não surpreende que um dos destaques do cardápio de estreia tenha sido um merchan do novo “Missão Impossível”, com direito a uma mensagem de Tom Cruise e a oferta a todos os integrantes da plateia de um ingresso para o filme. Também foi destaque um número musical de Alexandre Pires.

Outra atração foi a presença de uma mulher chamada Erica, protagonista de uma cena famosa da época em que Xuxa era apresentadora infantil. Foi para ela que a “rainha dos baixinhos” disse a famosa frase: “Aham, senta lá, Claudia”.

Prometendo ser espontânea em sua primeira experiência ao vivo (“Deus me perdoe se eu falar alguma coisa errada”), Xuxa ensaiou algumas piadas de duplo sentido, uma delas claramente ensaiada, com o namorado, o ator Juno Andrade: “Descobri porque você é sapo: adora uma perereca”.

Na sequência, fez uma referência à Globo, sugerindo que não poderia ter feito a piada com Juno em sua “velha casa”: Se fosse no outro já cortavam. Eu não podia falar essas coisas''.

Em outro instante, exibiu duas pessoas na plateia com máscaras, representando pessoas da Globo que ela convidou para a estreia, mas não foram autorizadas a comparecer – “nem no Facebook elas puderam me desejar boa sorte”, disse. Curiosamente, a apresentadora abriu o programa pedindo aos fãs para não falarem mal da Globo.

Ao falar do desejo de ter Silvio Santos em seu programa, Xuxa exibiu um vídeo famoso, de 1988, no qual o dono do SBT, respondendo a Aracy de Almeida (1914-1988), desabafa: “Quando o ser humano está com a razão, Deus é o seu advogado. Ninguém vence o ser humano quando ele tem razão. Quando o ser humano não está com a razão, Deus é o juiz e o demônio é advogado de quem está sem razão. Quem tem razão, forte ou fraco, vence sempre. O bem sempre vence o mal.''

Naquela época, Silvio Santos estava em guerra com a Globo. Alguns meses antes, dirigindo-se a Roberto Marinho (1904-2003), ele havia pedido que a concorrente veiculasse anúncios protagonizados por artistas de outras emissoras.

No melhores momentos do programa, Xuxa mostrou o mesmo talento de alguns usuários do Twitter, com comentários curtos, desbocados e atrevidos – todos com vocação para virar “memes” nas redes sociais.

Depois de reconhecer que vai copiar abertamente o programa da apresentadora americana Ellen DeGeneres, Xuxa observou: “Tanta gente já se inspirou em mim”, mandando uma “indireta” para inúmeras apresentadoras que se lançaram depois dela com programas infantis.

Ao falar “amém”, por exemplo, se lembrou de uma instrução recebida e disse: “Tenho que diminuir isso”. Uma semana antes, em entrevista, Xuxa havia revelado que não poderia falar de religião em seu programa.

A certa altura, recebendo os atores de Os Dez Mandamentos”, ela foi informada que a novela será estendida em um mês. E fez piada: “Os Doze Mandamentos”, riu.

Só espero que, tal como ocorreu no passado, ao se irritar com comentários de usuários do Twitter, Xuxa não abandone o seu programa ao ler as primeiras críticas a ele.

Em tempo: Segundo dados prévios do Ibope, o “Programa Xuxa Meneghel'' registrou média de 10 pontos, deixando a Record na vice-liderança no horário. Comparando com outras estreias da emissora em 2015, foi bem menos que o primeiro programa de Gugu Liberato (17 pontos), mas igual ao capítulo inicial de “Os Dez Mandamentos'' (10).

Fonte: uol.com.br

Top News