Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/09/2015 as 12:00am

"Muito invejoso quer prejudicar", diz Fogaça sobre spoiler de "MasterChef"

A medida, segundo ele, era para garantir uma surpresa que só seria revelada no momento do anúncio do campeão.

Minutos antes de a final do "MasterChef" começar, na noite da última terça-feira (15), um membro da produção do programa pediu que a plateia presente no estúdio da Band desligasse os celulares. A medida, segundo ele, era para garantir uma surpresa que só seria revelada no momento do anúncio do campeão.

Quando Ana Paula Padrão finalmente abriu o envelope com o nome do vencedor, descobriu-se que o suspense fazia parte de uma ação de marketing cujo objetivo era revelar o nome do ganhador "em primeira mão" no Twitter, antes mesmo do ao vivo para quem estivesse acompanhando pela TV. Poderia ter sido uma surpresa especial para o público da internet, não fosse o fato de que muita gente já sabia, por meio de um spoiler publicado pelo colunista Fernando Oliveira do jornal "Agora", dias antes da final, que o nome ali dentro era o de Izabel.

"Sem spoiler no estúdio", insistiu a apresentadora evidenciando que a estratégia da Band foi ignorar completamente o vazamento do nome da campeã. A reportagem doUOL abordou o assunto com jurados, participantes e a direção do programa, que se recusou a dar entrevista.

O chef Henrique Fogaça foi o único que admitiu saber sobre o vazamento da informação. "Ouvi comentários que tinham falado da Izabel", lamentou. "Acho que quando a coisa está fazendo sucesso, tem muito invejoso, gente querendo prejudicar. Para mim, [quem publica ou divulga spoiler] são pessoas desprezíveis".

Já Paola Carosella e Erick Jacquin afirmaram não terem conhecimento de que o resultado já estava divulgado. "Não faço a mínima ideia do que você está falando, não me interessa. Não estou nem aí para essas coisas, faço meu trabalho que é avaliar os pratos. O que acontece lá fora, acontece lá fora", disse a chef argentina.

Em um discurso parecido, Jacquin afirmou sequer ter "ouvido falar em spoiler". "Ninguém falou para mim, não tenho tempo de ver as fofocas sem graça nenhuma. Nem prestei atenção, então não sei", comentou.

"Como é que a gente iria saber?", responderam Izabel Alvares e Raul Lemos quando questionados se estavam surpresos com o resultado. Além do nome da ganhadora, os finalistas também foram revelados antes da exibição oficial. Minutos depois, Raul admitiu ter conhecimento sobre o vazamento e prometeu vingança: "Moço do spoiler, vou te caçar", avisou.

Ao UOL, o jornalista Fernando Oliveira defendeu a publicação do spoiler. "Meu trabalho como jornalista é descobrir fatos de bastidor sobre as atrações das emissoras. Meu spoiler de 'MasterChef' não é diferente de outro spoiler publicado por qualquer outro jornalista neste país. Todo mundo soube quem matou Max (Marcelo Novaes) antes do final de "Avenida Brasil". Todo mundo sabe a lista dos participantes de "A Fazenda" antes de o programa ir ao ar", declarou.

O colunista também afirmou "não ter o mínimo de peso na consciência" por ter estragado o final do reality show para os espectadores. Ele afirma ter tomado todas as medidas - não colocar o nome de Izabel no título, não incluir foto da particiapnte e escrever um alerta de spoiler no texto -- para que somente o leitor interessado em de fato descobrir o nome da campeã fosse informado. "Já fui vítima de spoiler de pessoas mal-intencionadas ao jogar na timeline ou contar diretamente, mas nunca critiquei o trabalho de jornalistas que soltaram spoiler. Se eu não quero saber e alguém me conta de propósito, essa pessoa está errada, só que eu não sou responsável pela educação alheia. Meu trabalho de avisar que aquela informação era protegida foi feito", defendeu-se.

"Não prejudicou a festa"
Para Fogaça e Jacquin, a revelação prévia de Izabel como campeã não estragou a grandiosidade do evento que de fato foi a final da segunda temporada do realty show.

Além da plateia montada no estúdio principal, o encerramento do programa contou com uma arquibancada na garagem da sede da Band e outro estúdio com entradas ao vivo, comandado por Preta Gil. Além da cantora, participaram da festa paralela celebridades da internet, o apresentador Milton Neves e o repórter do "CQC" Mauricio Meirelles.

"Batemos 1 milhão de tuites e soube que a audiência foi muito boa, não prejudicou a festa", disse Fogaça. "Foi uma final ao vivo cheia de tempero, cheia de felicidade, cheia de vida boa", comemorou Jacquin. 

Fonte: uol.com.br

Top News