Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/11/2015 as 12:00am

Andy White, 'o quinto Beatle', morre aos 85 anos

Músico gravou "Love Me Do", primeiro hit dos Beatles. White ainda tocou bateria com outros grandes artistas, como Chuck Berry e Bill Haley

Andy White, baterista e músico escocês que gravou o primeiro hit dos Beatles, "Love Me Do", antes de o grupo se tornar famoso, faleceu aos 85 anos, informaram seus colegas nesta quarta-feira.

Nascido em Glasgow, White viveu por muitos anos nos Estados Unidos, onde ensinava bateria e flauta escocesa. Ele morreu esta semana em sua casa, em Nova Jersey, escreveu no Facebook a banda New York Metro Pipe Band, à qual pertencia. White substituiu Ringo Starr na gravação americana de "Love Me Do", o que foi suficiente para transformá-lo no "quinto Beatle".

No início dos anos 1960, vivia em Londres, mas já estava familiarizado com a cena musical americana, quando cruzou o Atlântico para tocar com grandes artistas como Chuck Berry e Bill Haley and the Comets.

Como o próprio White recordou, o produtor Ron Richards o chamou em 1962 para trabalhar em uma sessão de três horas para a EMI. "Isso era tudo o que eu sabia. Eu já tinha ouvido falar dos Beatles, porque a minha primeira esposa Lynne era de Liverpool e tinha mencionado o grupo, mas não sabia muito sobre eles", disse ele ao jornal Britain's Daily Record em uma entrevista em 2012.

Mas White disse que ficou impressionado com os Beatles e que os considerou um grupo britânico muito original, porque eles "não faziam meras cópias da música que era produzida nos Estados Unidos". Mas, logo depois, Ringo Starr assumiu a bateria em tempo integral e tocou para a versão britânica de "Love Me Do".

Apesar de a carreira de White com os Beatles ter sido curta, ele tocou bateria para muitos artistas, incluindo Tom Jones em 1965. 

 

Fonte: uai.com.br

Top News