Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/03/2019 as 10:00am

Ex-indocumentado, brasileiro lança filme sobre imigrantes que vivem em Somerville

Filme “Carros” será exibido no Global Cinema Film Festival de Boston, no Studio Cinema, em Belmont.

Ex-indocumentado, brasileiro lança filme sobre imigrantes que vivem em Somerville Cena do filma Carro, do brasileiro Gustavo Rosa.

Gustavo Rosa é um imigrante brasileiro que viveu indocumentado nos Estados Unidos por treze anos. Sua primeira parada quando ele chegou a este país foi Somerville (Massachusetts). Agora residente em Medford, ele está orgulhoso de exibir seu curta-metragem, “Carro”, no Global Cinema Film Festival de Boston, no Studio Cinema, em Belmont, de 22 a 24 de março.

O curta “Carro” será exibido no dia 23 de março.

Partes do filme foram filmadas na antiga Somerville High School, que Gustavo frequentou enquanto ainda estava em situação irregular. Ele falou sobre como a experiência de sua família ajudou a formar o filme.

“O personagem principal do filme [Josué] é um imigrante indocumentado recém-chegado do Brasil, e seu plano é apenas ganhar um pouco de dinheiro e depois voltar ao seu país”, disse Rosa. "Mas os planos mudaram, como costuma acontecer com os imigrantes, e ele começa a fazer conexões neste país e a se tornar parte da comunidade".

Josué é um faxineiro e está trainando para um trabalho como zelador na Somerville High quando o filme é inicia. Enquanto ele limpa os corredores, vê uma sala de aula bilíngue brasileira/portuguesa e encontra um livro do famoso poeta Fernando Pessoa.

"O poema conta a história de um homem que está chateado porque todos ao seu redor conseguiram tudo, mas ele não - ele é mais perseguido, as coisas sempre parecem dar errado para ele - e o poema o atinge profundamente", disse Rosa. “Ao invés de voltar para o Brasil [como era o plano] ele decide comprar um carro e assumir o controle de sua vida”.

Desde que a SHS está sendo demolida, Rosa considera o filme uma forma de memorizar o prédio. "Você pode ter estado no colégio nos últimos tempos antes de ser demolido, e o filme será um memorial do prédio e da própria escola", disse ele.

Bastante não tradicional, Rosa escolheu lançar seu filme em grande parte com atores inexperientes que foram imigrantes indocumentados durante parte de suas vidas. Apenas o ator que interpreta o personagem principal, Josue, é um ator profissional.

"O filme é construído em torno de imigrantes indocumentados na área de Boston, e não importa quão bom seja o ator, eles nem sempre conseguem entender as nuances", disse ele.  “O chefe de Josué é interpretado pelo meu pai - ele é uma pessoa muito carismática. Acabei de criar um cenário e pedir-lhe para melhorar os eventos que realmente aconteceram com ele. Isso traz uma realidade extra para isso - são pessoas reais que viveram essas experiências, falando sobre suas próprias vidas”.

O filme não tem trilha sonora ou muito ruído de fundo durante quase todo a exibição. No final, quando Josué parece mais solitário, ele coloca um CD de música brasileira no player de seu carro. "Isso lhe dá a capacidade de voltar ao Brasil por alguns minutos enquanto ele está sentado sozinho", disse Rosa.

O filme foi exibido em festivais em todo o mundo, e foi recentemente escolhido pela HBO Latino, onde vai estrear em 1º de junho. Enquanto isso, Rosa está tentando arrecadar recursos para terminar um filme que ele produziu em Lima, no Peru, intitulado "A Restauração".

Ele explica que se trata de uma comédia sombria, desenvolvida com diretores de cinema de Lima, que envolvia questões de gentrificação e desenvolvimento urbano".

O filme em espanhol ainda está em fase de pós-produção e aceita doações que podem ser feitas através do link goo.gl/9799XD. O objetivo é conseguir a quantia de US$20 mil.

Rosa espera que os moradores de Somerville e os membros da comunidade se interessem em assistir e ouvir sobre o seu filme e sua conexão com a cidade. "Meu objetivo é mostrar às pessoas, independentemente de seus pensamentos sobre imigrantes, que os imigrantes têm vidas ricas e lutam diariamente", disse ele. "A maioria está apenas tentando trabalhar duro e construir sua vida".

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News