Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/06/2020 as 6:00pm

Coluna Belo Horizonte em foco

Barolo: O Edifício Inspirado em “A Divina Comédia” (por David Faria) Minhas...

Coluna Belo Horizonte em foco Coluna Belo Horizonte em foco

Barolo: O Edifício Inspirado em “A Divina Comédia”

(por David Faria)

Minhas temporadas em Buenos Aires, durante o Doutorado e nas viagens que fiz à Capital Portenha, me revelaram incontáveis experiências, curiosidades e locais de extrema importância cultural e histórica, muitos dos quais desconhecidos da maioria dos turistas que viajam pela Argentina.

Em uma caminhada agradável, partindo da Casa Rosada e percorrendo a charmosa Avenida de Mayo, me deparei, pela primeira vez com o Barolo, um edifício imponente de arquitetura eclética que me fez lembrar outro, digamos, muito parecido que vi em Montevideo, capital do Uruguaio, contudo, na ocasião, nada sabia a respeito de ambos.

Encantado, adentrei às dependências, onde soube que aquele edifício e o de Montevideo (Palácio Salvo) eram do mesmo arquiteto, um imigrante Italiano, instalado em Buenos Aires, chamado Mario Palanti, todavia, o melhor ainda iria se revelar: O Palácio Barolo havia sido construído para abrigar as cinzas de Dante Aliguieri (o que de fato não ocorreu) e para tanto, toda construção havia sido inspirada em sua obra “ A Divina Comédia”, escrita em 1320.

Luis Barolo, produtor agropecuário e imigrante italiano, chegou à Argentina em 1890. No centenário da Revolução de Maio, conheceu o arquiteto Mario Palanti (1885-1979), quem contratou para realizar o projeto de um edifício pois pensava, como vários europeus instalados na Argentina, que a Europa sofreria guerras iminentes que destruiriam o continente. Desesperado por preservar as cinzas do famoso Dante Alighieri, quis construir um edifício inspirado no trabalho do poeta.

A construção foi concluída e o edifício foi inaugurado em 1923. A divisão geral tanto do Palácio como da Divina Comédia se faz em três partes: inferno, purgatório e paraíso. As nove abóbadas de acesso representam as nove etapas de iniciação e as nove hierarquias infernais. O farol representava os nove coros angelicais; sobre este está a constelação da Cruz do Sul que alinha-se ao eixo de Barolo nos primeiros dias de junho às 19:45 horas. A altura do edifício é de 100 metros e 100 são os cantos da obra de Dante; tem 22 andares, mesmo número de estrofes da Divina Comédia.

Detalhes cuidadosos caracterizam o projeto do Barolo: Desde as citações pessoais em latim sobre a obra de Dante no edifício, até a inauguração, realizada na data do aniversário do poeta, o que fazem do local uma opção cultural e histórica, digna de ser conhecida e apreciada, o que registro como uma dica de turismo a qualquer um que esteja em passeio pela terra de Evita Peron.


A arte de Janice Pires

A artista Plástica Janice Pires

Administradora especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro, Profissional da arte e da dança, Janice Pires procura deslocar as pessoas de seu lugar comum, concebendo a arte como exercício da liberdade, instrumento de desenvolvimento humano e resgate do feminino. “O mundo precisa de mais alegria, criatividade e inclusão do que qualquer outra coisa. Somos todos diferentes e a arte é um dos instrumentos mais democráticos e eficazes de desenvolvimento humano e social. Sempre tive a necessidade de me expressar livremente. Gosto dos movimentos circulares, livres e da fluidez na pintura. Tudo tem muita cor, até os sentimentos. Enxergo cor e movimento na dança, na poesia e na música. Não me inspiro em um tema ou imagem pronta. Minhas telas nunca terminam com a mesma intensão de quando as começo. Sempre as inicio do acaso. Gosto deste acaso e de aproveitar o erro como parte da construção. Sigo apenas minha percepção sensorial, meus sentimentos momentâneos e utilizo as cores sem definição prévia. Raramente uso as cerdas do pincel da forma convencional. Prefiro meios que me dão mais mobilidade como as próprias mãos, bisnagas, rolinhos e o movimento criado pela tinta mais líquida. É como se eu dançasse com as telas, as manuseio muito. Gosto do rebuscado, das linhas assimétricas, espaços desconectados e de exercitar a subjetividade permitida pela pintura abstrata. Costumo pintar mais de uma tela simultaneamente. Tudo se passa como se as telas se esperassem e dialogassem, compartilhando suas cores e energia enquanto a tinta seca. Minha poesia, associada à pintura, também vem do acaso. A pintura e a poesia, em mim, existem independentemente uma da outra mas, de certa maneira, expressam sentimentos e imagens comuns e complementares. Sou descontínua no ato de pintar, como acontece na minha inspiração e energia física. Acredito que isso ocorre também com os ciclos femininos na natureza. O feminino, para mim, está ligado a sentimentos sublimes.”

Em seu currículo, estão diversas exposições coletivas e mostras individuais, sempre respaldadas por efusivos elogios da crítica e da comunidade artística. Seu trabalho, como a própria artista se refere, está ligado ao sublime e suas reflexões, expressadas em suas telas estão muito além do que olhos desatentos são capazes de enxergar.

Autora do “Projeto Liberta, a arte que cura”, aprovado pela Lei Rouanet e apresentado no primeiro Fórum da Mulher cidadã de Minas Gerais, a artista está em fase de captação de recursos que podem ser feitos através do Imposto de Renda, cujos detalhes serão tratados em próxima edição. Contato da artista: +55 31 988128421 / email: janicempires@gmail.com.


Você Sabia?

O edifício da Galeria Güemes, na Florida, 165, foi o primeiro arranha-céu de Buenos Aires, em 1915, com 14 andares. Foi também onde morou Antoine de Saint Exupéry, autor do “Pequeno Príncipe”. Dizem que se sentia tão sozinho que levou uma foca para viver na banheira. 


Para Refletir


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Liberty Mutual Group- é uma empresa norte-americana do ramo de seguros. Entre os seguros oferecidos estão automotivo, casa, vida, moto, barco, joias, pet, etc. Gabriela Murray, agente licenciada. Tel: (978) 831-8752, em Framingham (MA).

ATENÇÃO COMUNIDADE BRASILEIRA: Mais do que nunca, agora é o momento em que toda comunidade deve se unir por representatividade e distribuição proporcional de verbas. Se você ainda não respondeu ao CENSO 2020, acesse agora: www.my2020census.gov ou (844) 474-2020 (Ambos em Português)

Plano de saúde para idosos- Já pensou em não pagar nada por uma consulta médica? Ou por tratamentos dentários e oculistas? Isso é possível, com o Senior Whole Health (HmO SMP), um plano de saúde Medicare Advantage para idosos com mais de 65 anos de idade que tenham o MassHealth Standard. Tel (888) 566-3526 (TTY 711)

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News