Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/06/2020 as 6:30pm

Coluna Camarim do BT

Antônio Adolfo, Maestro. Pianista. Compositor e Influência fundamental na vida de inúmeros...

Coluna Camarim do BT Coluna Camarim

Antônio Adolfo, Maestro. Pianista. Compositor e Influência fundamental na vida de inúmeros músicos de renome, em âmbito Internacional. Nos conhecemos quando fui convidado para gravar as guitarras em um disco de Ângela Ro Ro que ele estava produzindo. Mestre não só na música, como também na sua forma atenciosa e dedicada de se relacionar com todos. Gratidão por sua amizade!

Antonio Adolfo at piano

Antônio Adolfo Maurity Sabóia, nascido no Rio de Janeiro, é um pianista, tecladista, compositor, arranjador, produtor cuja participação na na Música, seja brasileira ou io colocou em destaque como um dos mais prolíficos, criativos e respeitados Músicos Brasileiros. Um dos primeiros a defender a promoção Independente de música, uma atitude de muita coragem na época, indo de encontro ao monopólio financeiro das grandes gravadoras.

Filho de uma violinista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio, carioca de Santa Teresa, aos 16 anos, como pianista, já pertencia ao fechado clube da Bossa Nova. Tive a honra de participar de alguns trabalhos com Antônio, a quem considero um dos principais “ Padrinhos” em minha carreira como músico professional. Aprendi muito com esse mestre, pessoa generosa e de um coração enorme, cuja ética e honestidade são admirados por toda a “elite” de músicos profissionais no mundo inteiro.

Antonio Adolfo e Flavio Venturini

Antônio Adolfo começou a estudar música na infância, e no início dos anos 60 passou a frequentar os ambientes cariocas onde se tocava jazz e bossa nova. Em 1964 montou o Trio 3-D para encenar o musical "Pobre Menina Rica", de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra. Participou como compositor dos festivais de música popular, obtendo sucesso com "Sá Marina" em 1968 e no ano seguinte com "Juliana" (parceria com Tibério Gaspar), interpretada pelo conjunto “A Brazuca”, do qual fazia parte.

Em 1969, sua carreira é impulsionada pela cantora Maysa, com quem trabalhou em parte dos arranjos do seu LP intitulado “Simplesmente Maysa”. Além de responder por parte dos arranjos do disco, Antônio Adolfo ainda teve quatro canções de sua autoria gravadas naquele álbum. Em 1970 foi o primeiro colocado na fase nacional do “V Festival Internacional da Canção, com a música BR-3, interpretada por Tony Tornado, composta em parceria com Tibério Gaspar.

Antonio Adolfo e Leila Pinheiro

Uma canção estilo soul, fortemente influenciada pelo estilo de James Brown. Acompanhou Elis Regina em turnê à Europa um pouco depois, e nos anos 70 passou um tempo nos Estados Unidos tocando e estudando, aonde se aprofundou principalmente pela linguagem do jazz. De volta ao Brasil, em 1977 foi pioneiro da produção independente com o disco "Feito em Casa", do selo Artezanal, vendido por ele mesmo às lojas em 1977.

Iniciou assim um movimento parte de uma tendência libertária a do disco independente, que motivaria o aparecimento de artistas divergentes das leis do mercado tradicional. Fundou em 1985 uma escola de música no Rio de Janeiro o "Centro Musical Antônio Adolfo”, que oferece aulas práticas de diversos instrumentos, para adultos e crianças a partir de 18 meses, assim como matérias teóricas para todos os níveis e idades.

Antônio mantém a direção da escola e é uma presença constante nas atividades curriculares. Promovendo atividades individuais e em grupo, o "Centro Musical Antônio Adolfo” tem incentivado um ambiente de interesses e amizades em torno da música: troca de conhecimentos, contatos, participação em apresentações e eventos musicais, workshops com músicos brasileiros e estrangeiros, festivais e jam sessions.

Nossa equipe conta com professores de música, produtores, músicos, arranjadores e cantores para shows e festas. Você também pode contar com orientação para compra de seus instrumentos, músicos para afinar seus instrumentos ou até copista para escrever sua música. 

Antonio Adolfo e Tiberio Gaspar

O objetivo principal do CMAA é oferecer, em parceria com excelentes profissionais, o que há de melhor no aprendizado da Música Popular desde os cursos de Iniciação Musical para crianças até cursos de aperfeiçoamento em Harmonia, Composição e Arranjo. Como autor de material didático, lançou no Brasil sete livros pela editora Lumiar, além de um vídeo-aula e dois livros sobre música brasileira no exterior. Durante oito anos foi o representante do IAJE (International Association For jazz Education) para a América Latina. 

A escola é filiada a associações internacionais de ensino de música. O material didático é elaborado por excelentes profissionais.

A empresa oferece também assessoria e indicação de profissionais para diversas atividades na área da música. Entre em contato com o Centro Musical Antônio Adolfo e encontre o profissional ideal para suas necessidades. Com 3 localizações no Rio de Janeiro (Barra, Botafogo e Leblon) desde 1985, se dedica a sua escola de música, o Centro Musical Antônio Adolfo, além de participar em eventos internacionais como músico e educador, sem deixar de lado sua carreira como intérprete. Recentemente Antônio Adolfo voltou a se apresentar com mais frequência em shows, seja em formato piano solo ou em grupo.

De uma de suas apresentações com a filha Carol Saboya, em uma Universidade dos Estados Unidos nasceu seu mais recente trabalho em CD, lançado no Brasil e no Exterior: Antônio Adolfo & Carol Saboya Ao vivo/Live. Em 2016, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz Latino por seu álbum Tropical Infinito. No ano seguinte, foi indicado novamente na mesma categoria, desta vez pelo álbum Hybrido/From Rio to Wayne Shorter.

Antonio Adolfo cd cover

Recebeu dois Prêmios Sharp por seus trabalhos Antônio Adolfo e Chiquinha com Jazz, respectivamente. Amigos, para ouvir a música de Antônio Adolfo, sugiro um bom vinho, relaxar, e desfrutar de algumas horas de puro prazer musical. Procure por Antônio Adolfo nas redes sociais.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News