Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/06/2020 as 11:30am

Coluna Saúde da Mulher

Dependência da Internet - Nomofobia Na coluna Saúde de Mulher do dia 22 de junho nós...

Coluna Saúde da Mulher Coluna Saúde da Mulher por Lídia Ferreira

Dependência da Internet - Nomofobia

Na coluna Saúde de Mulher do dia 22 de junho nós refletimos sobre como o uso excessivo da internet pode prejudicar tanto a nossa saúde física quanto mental. Também foi apresentado um teste para avaliar o seu grau de dependência da internet. Hoje, além de avaliarmos o resultado da seu teste, estaremos conhecendo melhor sobre os perigos de viver “presa” a um hábito negativo ou melhor a dependência do uso do celular.

Avaliação do teste do comportamento quanto ao uso do celular. Caso você tenha respondido o teste, visite o website do Brazilian Times do dia 22 de junho https://www.braziliantimes.com/impresso/3158 ou o blog da Plataforma Digital Feminina para acessar as perguntas. Para avaliar as respostas você deve enumerar da seguinte forma. Para cada resposta coloque os seguintes números: 1 ponto para as respostas nunca ou raramente, 3 pontos para às vezes, 7 pontos para frequentemente, regularmente. Entre 18 a 30 pontos, não existe a possibilidade de dependência; entre 54 e 66, possibilidade de dependência moderada; acima de 78 sinais de perigo; acima de 100 possibilidade elevada de dependência.

Sensação de perda e ansiedade excessiva. Medo de não “dar conta” de cumprir com as responsabilidades, caso não fique 24/7 “ligada” no que está acontecendo. Sensação de angústia muito forte só de saber que não tem acesso ao celular, mesmo que por um prazo curto de tempo. Dificuldade de manter o foco e frequente esquecimento de palavras simples ou de atividades corriqueiras. Esses são alguns exemplos do que normalmente as pessoas que sofrem com a  dependência do aparelho de celular reclamam sobre o comportamento.

Nomofobia

Esses sintomas citados acima podem estar relacionados a Nomofobia. A Nomofobia é a síndrome da dependência digital. Segundo os especialistas, os sintomas são semelhantes aos de pessoas dependentes de substâncias químicas. Isso se deve devido a alteração sofrida no cérebro que inclui o aumento, tanto de certos hormônios, como também de alguns ácidos, como: gama-aminobutírico, glutamato e glutamina, que são neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento da atividade cerebral, principalmente nos jovens. Infelizmente com isso, surge também o aumento de casos de depressão, impulsividade, insônia entre adolescentes e jovens que chegam a acessar o smartphone mais cerca de 2,600 vezes por dia.

Estima-se que em todo o planeta cerca de 5,1 bilhões de pessoas, sendo somente no Brasil, cerca de 204 milhões de aparelhos de smartphones estão em funcionamento, segundo o relatório da Economia Móvel GSMA de 2019. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que divulgou em abril de 2020, um suplemento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua) onde apontou que 4 em cada 5 brasileiros acima de 10 anos tem um aparelho de celular para uso pessoal.

As principais causas da dependência do smartphones.

Com o avanço da tecnologia, o aparelho de telefone convencional passou a ser substituído pelo o telefone móvel que com o passar o tempo, deixou de ser um meio de comunicação verbal assumindo também um dos principais veículos de fonte de: informação, entretenimento e arquivamento de dados; como fotos, documentos e etc...

Com a possibilidade da utilização como uso de várias ferramentas, como por exemplo: agenda eletrônica, planilha de orçamento, envios e recebimentos de e-mails, chamadas de vídeos, os smartphones ocupou o espaço que antes precisávamos de vários recursos para acessar todos esses recursos. Mas segundo vários estudos sobre o assunto, o que mais tem levado pessoas a dependência do smartphones é o acesso as redes sociais. Você pode estar em qualquer lugar, basta ter acesso a uma boa rede de internet, conhecida como Wi-Fi (Wireless Fidelity), para poder “conectar” a rede social da sua preferência.

Onde mora o perigo

Antes dos smartphones, para poder nos comunicar com as amigas, por exemplo, era preciso pegar o telefone, encontrar o contato na agenda, ou até mesmo memorizar o número de telefone, discar e torcer para que alguém do outro lado atendesse a nossa ligação. Além disso marcavamos um encontro e somente então, podíamos “trocar figurinhas”. Agora, com tanta “facilidade” para se comunicar, nem mesmo precisamos escutar mais o telefone tocar, basta enviarmos uma mensagem de áudio resumindo o que queremos dizer. Além disso, não precisamos mais contar o que fizemos no dia anterior, basta “postar” as fotos do que comemos, com quem estávamos, mas sempre “sorrindo” fazendo expressão de “felicidade” e “realização”.

Mas o que tem de errado com todas essas mudanças? O perigo está em passar a viver em função do que os outros vão dizer sobre as suas postagens, e também a necessidade, cada vez mais intensa de estar sempre “ligada” no que está acontecendo do outro lado da tela ao invés de estar com a mente e corpo presente no mesmo lugar. Existe uma armadilha sutil que nos envolve aos poucos, e quando menos percebemos, estamos completamente presas ao que está surgindo no mundo “virtual”. O perigo, infelizmente também está quando damos mais valor a vida das pessoas que “seguimos” nas redes sociais, acreditando que: aquele sorriso, aquele lugar, aquela mesa farta, representa total felicidade e sucesso. Sem perceber, não notamos que a grande maioria das imagens que presenciamos não refletem a realidade que está por detrás daquele sorriso “amarelo” e também da pose forçada que provavelmente foi copiada de alguém, pois está em alta.

Para pessoas que utilizam as redes sociais como veículo para divulgar o trabalho, como eu, existem técnicas, dicas, cursos diversos de como fazer a sua rede social “bombar”. Claro que sabendo manter o equilíbrio, é valioso receber todas essas informações e até colocar-las em prática. No entanto, o perigo é quando perdemos a sensibilidade do que realmente importa, de ser você mesma e se descobrir como alguém completa independente da opinião ou influência de outras pessoas.

Na próxima edição, vamos começar a abordar sobre como utilizar o seu smartphone de maneira criativa. Antes, porém, vamos falar sobre como podemos ajudar as jovens e adolescentes a evitarem as armadilhas das redes sociais levando a descobrirem o valor do auto-conhecimento e aceitação. Compartilhe o link e deixe seu comentário no blog da Plataforma Digital Feminina. Até lá.


Coluna Saúde de Mulher

Lidia Ferreira

www.plataformadigitalfeminina.com


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News