Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/07/2020 as 3:30pm

Coluna Flavianny Marques

ROTINA SAUDÁVEL NA MENOPAUSA Toda mulher tem que enfrentar essa "mudança de vida" na época...

Coluna Flavianny Marques Coluna Flavianny Marques

ROTINA SAUDÁVEL NA MENOPAUSA

Toda mulher tem que enfrentar essa "mudança de vida" na época de seu último período. Em média, as mulheres atingem a menopausa aos 51 anos, mas isso pode acontecer mais cedo ou mais tarde. Os sintomas da menopausa variam com cada mulher. Os sintomas comuns incluem ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso no meio, distúrbios do sono e alterações de humor. No entanto, algumas mulheres passam pela menopausa sem sintomas reais.

O que causa a menopausa? Hormônios. À medida que as mulheres envelhecem, seus ovários produzem menos estrogênio e progesterona, dois dos principais hormônios da reprodução. À medida que os níveis de estrogênio diminuem, um dos primeiros sinais de "transição da menopausa" são períodos irregulares em que o sangramento é extraordinariamente intenso ou leve; o tempo entre os períodos também pode se tornar mais longo.

Ganho de Peso com Menopausa

Devido à redução dos níveis hormonais e ao processo natural de envelhecimento, muitas mulheres acham mais difícil manter quilos extras na faixa dos 40 e 50 anos. Muitas vezes, as mulheres perdem músculos e ganham gordura, principalmente na área da barriga. Os fatores do estilo de vida também entram em jogo, as mulheres na menopausa tendem a ser menos ativas e ingerem mais calorias do que precisam.

O ganho de peso está relacionado a problemas de saúde, incluindo colesterol alto, pressão alta e resistência à insulina (uma condição na qual seu corpo não pode usar insulina corretamente, o que pode levar ao diabetes).

Evitando uma "crise metabólica na meia-idade": Planeje a desaceleração metabólica natural do seu corpo. Como em qualquer momento da vida, não existem soluções rápidas para perda de peso. Existem, no entanto, maneiras de evitar uma crise de meia idade quando se trata de um metabolismo mais lento.

Seja fisicamente ativo. Você pode ser ativo fazendo atividades diárias, (busque um profissional da área).

 Coma corretamente. Alimentos como vegetais, frutas, grãos integrais, laticínios com pouca gordura e alimentos com proteínas magras, como feijão e lentilha, contêm os nutrientes de que você precisa e devem constituir a maioria de suas refeições e lanches. Se você bebe álcool, limite-se a uma bebida por dia. Se você sofre de ondas de calor, tente reduzir a cafeína e alimentos condimentados, o que pode causar ondas de calor em algumas pessoas. Observe sua ingestão de sódio e tente cozinhar a maioria das refeições em casa, em vez de comer fora.

Beba bastante água. A água ajuda a mover as fibras pelo sistema, mantém você hidratado e pode atenuar as ondas de calor. Lembre-se de que frutas e verduras são carregadas com água e nutrientes que melhoram a saúde também.

Quando a menopausa diminui, lembre-se de que é um estado temporário. A dieta saudável e os hábitos de exercícios que você mantém durante a menopausa o manterão bem após as ondas de calor, as mudanças de humor e as noites sem dormir.                                 

Flavianny Marques

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News