Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/07/2020 as 12:30pm

“Baile Perfumado”, uma aventura diferente pelo cangaço

Você assiste a filmes brasileiros na Internet?

“Baile Perfumado”, uma aventura diferente pelo cangaço Abraão (o ator Duda Mamberti), ajudante e equipamento de filmagem

Pois devia! Além de existir uma variedade incrível de filmes brasileiros disponíveis através das grandes empresas de streaming, como Amazon, Hulu, Netflix, HBO Plus, Globo Play e outros, o site Youtube.com lhes oferece de graça, isto é, sem pagar por assinatura, filmes nacionais de todos os tempos.

Serve até para você se recordar dos modos e da cultura de seu próprio estado, do seu país, de sua própria cidade, da sua lembrança infantil, o que lhe traz a memória dos “good times” vividos entre família e amigos. Que melhor momento como esse para colocar em dia o seu conhecimento sobre a filmografia brasileira, sem deixar de acompanhar sua série favorita?

Para achar filmes brasileiros no Youtube é só digitar: Filmes brasileiros. Vai aparecer uma infinidade de filmes, de comédias a dramas, de históricos a contemporâneos, documentários necessários ao conhecimento de seu próprio país e de repente você vai se deparar com aquele título que você tanto quis assistir um dia e não teve como, se esqueceu dele. Prepare-se para ter uma boa surpresa. Ou várias!

Vou ajudar um pouquinho sugerindo que assistam logo que puderem a um filme-documentário que mostra um lado da história do Capitão Virgulino “Lampião” e Maria Bonita, pelos olhos e fotografias do libanês Benjamim Abraão. Olha que sinopse magnífica. E aposto que você não conhecia: Conta a saga real do libanês Benjamin Abrahão, mascate responsável pelas únicas imagens de Lampião, quando vivia no sertão brasileiro. Amigo íntimo de Padre Cícero, Benjamim mascateava pelo sertão e exercitou seu espírito mercantilista convivendo intimamente com o bando. Infiltrou-se no grupo para colher imagens e vender os registros do famoso criminoso pelo mundo afora.

O filme é Baile Perfumado, de 1996, direção conjunta de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, que deram o primeiro passo para a retomada do cinema pernambucano na década de 90. É reconhecido como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

As imagens filmadas pelo libanês foram apreendidas pela ditadura do Estado Novo, e só foram recuperadas no início dos anos 60 pelo cineasta Paulo Gil Soares e seu produtor, Thomas Farkas. O filme utilizou, em sua montagem, cenas filmadas por Benjamin Abrahão, em 1936.

Lampião (Luiz Carlos Vasconcelos)

A trilha sonora é assinada por Chico Science e Nação Zumbi, Mestre Ambrósio e outros.

O filme venceu em 3 categorias no Festival de Brasília de 1996: Melhor Filme, Melhor Cenografia e Melhor Ator Coadjuvante (Aramis Trindade).

Então, não perca tempo. Comece a assistir aos filmes brasileiros que você nunca teve (ou pouco teve) tempo para assistir. Aproveita o Abre-Fecha dessa pandemia maluca para, quando estiver em casa, sugerir a família que busquem juntos um filme “nacional” para assistirem. Mas, óh, praqueles que hoje se consideram mais americanos que brazucas, não esperem que a qualidade do filme vai ser aquela que você vê no seu plasma de não sei quantas polegadas enquanto aperta o controle pra lá e prá cá. Dê uma chance ao Cinema Brasileiro, que mostra a tua cultura. Valeu.

Dêem um pulo no grupo do Facebook Workshopcinemaeproducao e conversem comigo sobre cinema. Ou enviem um email Phydiasb@hotmail.com.

Top News