Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/07/2020 as 9:30pm

Coluna Grupo Mulher Brasileira

Responda ao Censo. Não permita que Trump silencie sua voz O memorando que o Presidente dos...

Coluna  Grupo Mulher Brasileira Coluna Grupo Mulher Brasileira

Responda ao Censo. Não permita que Trump silencie sua voz

O memorando que o Presidente dos Estados Unidos emitiu na última terça-feira, instruindo o Departamento de Justiça a excluir imigrantes indocumentados da contagem do Censo, afeta a distribuição de cadeiras no Congresso e a composição do Colégio Eleitoral que elege o Presidente. O resultado do Censo, também, regula por 10 anos a distribuição de cerca de $1,5 trilhões anuais em 316 programas federais, que incluem desde o Medicaid (seguro de saúde) a Créditos estudantis, construção de estradas, créditos e empréstimos para pessoas de baixa renda até programas de adoção.

É importante entendermos que esta medida é uma tentativa do Presidente de definir quem conta como “gente”, de nos tornar invisíveis e amedrontar os imigrantes para que não respondam ao Censo. Este é um ato de manipulação política e nós temos obrigação de defender nossos direitos e a Constituição do país. O Departamento do Censo dos Estados Unidos vai continuar contando todo mundo porque esta é a lei.

O Censo foi criado em 1790 e desde então todos são contados, independente de status imigratório. A quinta frase da Constituição especifica que todos os residentes dos Estados Unidos têm de ser contados a cada 10 anos para determinar o número de cadeiras no Congresso nacional. A emenda 14 acabou com a contagem dos escravos como “três quintos” de uma pessoa livre e exige a contagem total de todos os residentes de cada estado.

A melhor coisa que podemos fazer é responder ao Censo, fazer exatamente o que o Presidente quer impedir porque se todas nós respondermos, vamos ter visibilidade e representação política.

Eleições

Estamos a 40 dias das eleições Primárias de Massachusetts, marcadas para Primeiro de setembro. O último dia para se registrar para votar nas Primárias é 22 de agosto. A eleição presidencial será dia 3 de novembro, o último dia para se registrar é 24 de outubro. Claro que quem já se registrou não precisa registrar-se novamente, a não ser que tenha se mudado. Este ano todo mundo poderá votar pelo Correio, é só pedir o formulário, não é preciso dar explicação alguma. Será também permitido votar antes da eleição, no período de 22 a 28 de outubro. Informe-se na prefeitura da sua cidade.

TelexFree

O processo de falência da TelexFree pode estar chegando ao fim pelo menos para as vítimas que votaram no Plano de Distribuição de dinheiro, o qual foi aprovado dia nove último. Quem não votou ainda vai receber e-mail dos advogados do processo de falência. A Corte aceitou pedido da advogada de direitos dos consumidores que representa as vítimas da pirâmide para adiar o prazo de resposta até 13 de janeiro de 2021.

DACA

A Corte Suprema dos Estados Unidos decidiu que a administração federal não pode acabar com o programa DACA, criado em 2012 pelo presidente Obama, da forma como a Casa Branca propos. O programa está, portanto, reaberto para quem qualifica. As renovações do DACA podem continuar a ser feitas regularmente.

A decisão da Suprema Corte porém tem duas mudanças. Primeiro quem está com o DACA vencido há mais de um ano, pode renovar mas terá de passar por um processo bem mais complicado, como se estivesse aplicando pela primeira vez. Segundo, embora quem nunca teve DACA, porque quando podia aplicar ainda não tinha idade suficiente, de acordo com a decisão judicial pode aplicar agora, mas a Imigração não estipulou regras. Isso significa que o processo pode ficar parado e até que o candidato possa perder a taxa de $495. Algumas organizações estão se preparando para oferecer ajuda legal e até financeira. No dia 11 de julho próximo, o advogado Antonio Massa vai fazer uma clínica de imigração só para ajudar jovens que precisam aplicar para o DACA. Mais informação pelo telefone 508-309-7177 ou pelo WhatsApp do Grupo Mulher Brasileira: 617-202-5775.

Frutas e Verduras

O GMB distribui frutas e verduras frescas todas as segundas-feiras ao meio-dia. A distribuição vai até 27 de julho. O programa é uma parceria da Cidade de Boston com uma organização sem fins lucrativos, que está trabalhando durante a pandemia COVID-19 na distribuição de alimentos. Quem quiser vir pegar uma caixa com os produtos deve mandar WhatsApp do GMB 617-202-5775, ou aparecer na sede do Grupo, na 697 Cambridge St Brighton 02135, ao meio-dia da segunda-feira. Junto com as frutas distribuímos livros, bolsas e garrafas d’água do Censo, máscaras de adulto e infantis.

 Filme

Na sexta-feira, 7 de agosto, às 19 horas, o Grupo Mulher Brasileira e o Espaço Digaaí exibem o filme “Tieta do Agreste”, baseado no livro de Jorge Amado. O filme é de 1996 e tem um elenco de estrelas: Sonia Braga no papel título, Marília Gabriela, Chico Anísio, Zezé Gonzaga. O filme será exibido pelo zoom e o link estará no Facebook do Grupo Mulher Brasileira.

Prefeito Rodrigo Neves (PDT), de Niterói, fez live com o GMB, NECC e Conselho de Cidadãos sobre as medidas tomadas para conter o coronavirus. Sexta conversamos com pesquisadoras da Fiocruz. (foto Rodrigo Neves)   

 

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News