Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/07/2020 as 2:30pm

Coluna Vanilsa Oliveira

O PROFISSIONAL DO FUTURO No contexto atual, vivemos um mundo de transformação digital, em que...

Coluna Vanilsa Oliveira Coluna Vanilsa Oliveira

O PROFISSIONAL DO FUTURO

No contexto atual, vivemos um mundo de transformação digital, em que ao mesmo tempo que os profissionais precisam automatizar todos os processos e acompanhar as constantes mudanças tecnológicas, também há uma grande necessidade de se especializar no desenvolvimento humano.

Inteligência emocional, curiosidade, criatividade, adaptabilidade, empatia, capacidade de trabalhar em equipe, resiliência e pensamento crítico são habilidades que nos diferem dos robôs, das máquinas. Contudo, é indiscutível a necessidade de maior compreensão e  equilíbrio,  entre os impactos da inteligência artificial e as experiências cognitivas, sociais, emocionais, artísticas e de liderança.

Se torna cada vez mais evidente que o profissional do futuro precisa desenvolver habilidades e competências pessoais e profissionais, trazendo, simultaneamente, entusiasmo e inquietação para todas as atividades que realiza. Independentemente da forma com que trabalhamos, seja ela remota ou presencial, a humanização, de pessoas e organizações, precisa sempre ser levada em conta, ao contrário, dificilmente conseguiremos ter o resultado desejado.

Estamos vivendo uma transformação das áreas de gestão de recursos humanos para uma área de gestão do desenvolvimento humano, leis, regras trabalhistas e organizacionais deverão ser cumpridas, pessoas e talentos deverão ser desenvolvidos, mudando-se o paradigma, muda-se o desafio.  Cabe ao novo profissional elevar as capacidades de desempenho humano, maximizando habilidades, estimulando o reconhecimento de suas vulnerabilidades, potencializando o trabalho em equipe, o respeito às diferenças e individualidades. 

Portanto, mesmo vivendo um momento em que a única certeza que temos é que estamos vivendo em tempos de incertezas, precisamos estar preparados para abraçar as mudanças e tecnologias que constantemente acontecem, cientes de que o conhecimento técnico, deixou de ser o diferencial, mais do que nunca os profissionais precisam desenvolver habilidades  humanas e comportamentais,  estas sim, tem se tornado um grande diferencial, no mercado de trabalho e na vida como um todo.


Espaço de Participação do Leitor”

Por aqui você pode participar através da sua opinião. Encaminhe sugestões e dúvidas para o e-mail contato@vanilsaoliveira.com. Se for um assunto de comum interesse entre todos os leitores, divulgaremos neste espaço, senão você receberá retorno no seu próprio e-mail. Aproveite e interaja para que possamos compartilhar ideias e nos reinventarmos juntos! 

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News