Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/07/2020 as 11:30am

Coluna Flavianny Marques

ALIMENTOS FUNCIONAIS, JÁ OUVIU FALAR?   Artigos de revistas e reportagens divulgam os...

Coluna Flavianny Marques Coluna Flavianny Marques

ALIMENTOS FUNCIONAIS, JÁ OUVIU FALAR?

 

Artigos de revistas e reportagens divulgam os benefícios de comer "alimentos funcionais", que eles afirmam que podem fazer tudo, desde reduzir o colesterol até prevenir doenças como doenças cardíacas ou câncer. No supermercado, você encontrará muitos cereais, iogurtes e manteigas de nozes com benefícios similares à saúde anunciados em suas embalagens. Esses alimentos modificados podem ser considerados alimentos funcionais? O que é um alimento funcional exatamente?

A maioria dos alimentos é funcional, pois oferece benefícios fisiológicos, incluindo proteínas para reparo muscular, carboidratos para energia ou vitaminas e minerais para a função celular. Embora a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA regule os alimentos rotulados como funcionais, ela não fornece uma definição legal do termo.

Os alimentos funcionais abrangem uma variedade de alimentos, incluindo alimentos integrais, fortificados, enriquecidos ou melhorados. Geralmente, eles têm um efeito potencialmente benéfico na saúde quando consumidos regularmente em certos níveis.

Alimentos funcionais podem incluir:

Alimentos convencionais como grãos, frutas, legumes e nozes.

Alimentos modificados como iogurte, cereais e suco de laranja.

O FDA fornece regulamentação e orientação para várias alegações de saúde e nutrientes que podem aparecer nos rótulos. Observar o rótulo e os ingredientes nutricionais dos fatos na parte de trás de uma embalagem de alimentos pode ajudá-lo a determinar se um alimento é uma escolha saudável.

Outra área crítica é a fortificação dos alimentos. Alguns produtos fortificados também podem conter grandes quantidades de açúcar ou sódio, por isso, verifique o rótulo e os ingredientes nutricionais.

Considere comer mais desses alimentos funcionais e densos em nutrientes: peixes de água fria (sardinhas e salmão), nozes, grãos integrais, feijões e frutas vermelhas.

Flavianny Marques.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News