Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/08/2020 as 12:30pm

Streaming com Phydias Barbosa

Offering to the Storm (Netflix) O filme espanhol Oferenda a Tempestade bem que poderia passar...

Streaming com Phydias Barbosa Streaming com Phydias Barbosa

Offering to the Storm (Netflix)

O filme espanhol Oferenda a Tempestade bem que poderia passar batido sem muito alarde na minha playlist, embora a curiosidade em assisti-lo se deve ao fato de ter sido baseado em fatos reais.

Tenho seguido as produções europeias na tela e na telinha, até mesmo para compará-las com as atuais produções de filmes e séries brasileiras. Vocês devem ter lido sobre o que escrevi sobre Babilônia Berlim, uma série da Alemanha também em cartaz no Netflix.

E já comentei aqui sobre “Tempos de Guerra” e “Grand Hotel”, ambas da Espanha, mas como só pude me dar ao luxo de assistir 4 horas de streaming esta semana por motivo de viagem, já estou no terceiro episódio da série “Maria Madalena”, que tem 60. Mas ao verificar, “Madalena”, excelente produção da TV Azteca Mexicana, não está disponível nos EUA, onde é editado o Brazilian Times. Portanto, dei um “pause” em MM, virei a roleta pro “filmes” e caí no lançamento de “Oferenda”, que ocorreu dia 24 de julho passado.

Na verdade, fui apanhado de surpresa porque não sabia que “Oferenda” é a sequência final de “Legado nos Ossos”, o terceiro e último capítulo dessa trilogia que começou com “O Guardião Invisível”. A franquia se tornou um sucesso entre os assinantes brasileiros.

O que algumas pessoas, dentre elas eu mesmo, não sabiam era que o longa não se tratava de um filme solo, mas sim da continuação de “O Guardião Invisível”. As histórias são baseadas nos livros homônimos escritos pela espanhola Dolores Redondo. Ela escreveu o que chamou de Trilogia Baztan, série de livros que vendeu milhões de cópias ao redor do mundo.

A trama principal da minissérie gira em torno da inspetora Amaia Salazar e os crimes cometidos nos arredores do Vale de Baztan, na região de Navarra, na Espanha. As cidades ao redor são palco de uma série de assassinatos que a detetive precisa solucionar ao longo dos três episódios – só fui saber depois de assistir a “Oferenda”. Os elementos são baseados em fatos reais: crimes, perseguições e situações bastante fantásticas, com fanáticos praticando rituais espiritualistas e auto-imolação com referências a bruxas e à Inquisição.

No caso, é importante assistir antes “O Guardião Invisível” pois vai ajudar a preencher lacunas que ficaram abertas para mim, ao assistir ao último episódio sem ter visto o primeiro.

Em “Oferenda” uma sequência de crimes relacionados à morte de um bebê desencadeia na abertura de mais uma investigação que finalmente pode mostrar a origem dos acontecimentos terríveis que assolam o Vale. Os crimes têm referências religiosas, mas o roteiro mostra seu lado mais dramático e com menos explicações elaboradas. Apesar de duas horas e meia, a história não para, com ação e suspense todo o tempo. Além disso, há um triângulo amoroso com uma “vibe” de mistério e terror.

Você acha que vai acontecer alguma coisa com Amaia a qualquer momento. Há conspiração, bruxaria e até morte de crianças. Isso, além de muito sangue todo o tempo. Notei (depois de ler sobre a série) que vários personagens dos filmes anteriores da trilogia entram e saem da história, portanto fica aqui a sugestão: não façam como eu, assistam primeiro a “Guardião Invisível” e “Legado nos Ossos”, antes de “Oferenda a Tempestade”. Eu fiquei perdidinho, mas já estou me achando.

Os filmes estão disponíveis no canal Netflix em espanhol, dublado em diversos idiomas e com legendas em português.

Dêem um pulo no grupo do Facebook Workshopcinemaeproducao e conversem comigo sobre cinema. Ou enviem um email Phydiasb@hotmail.com.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News