Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/08/2020 as 4:30pm

Coluna Atiaia Life by Milena Bittencourt

5 maneiras de entender melhor as próprias emoções Lidar com as emoções não é uma tarefa...

Coluna Atiaia Life by Milena Bittencourt Coluna Atiaia Life by Milena Bittencourt

5 maneiras de entender melhor as próprias emoções

Lidar com as emoções não é uma tarefa fácil. Estamos falando de uma jornada que poucos se arriscam a entrar. É um caminho solitário e desafiador por se tratar de um profundo mergulho para dentro de si mesmo. É importante lembrar que não somos nossas emoções. Como você sente é resultado do estágio emocional em que se encontra no momento, que pode ser modificado e não define quem você realmente é, especialmente, onde pode chegar. A verdade é que você é muito mais do que imagina (e isso não é só uma frase motivacional), mas só vai entender o real sentido disso quando internalizar e vivenciar a experiência de se vê muito além do que um dia foi capaz de imaginar.

Existe uma essência por trás de toda bagagem emocional que carregamos. E é entendendo melhor as emoções que conseguimos nos reconectar com nossa essência.

Um olhar sobre o sofrimento
Quando estamos sentindo alguma dor, seja física ou emocional, possuímos a tendência de direcionar todo o nosso foco e energia para o sofrimento. O que nos impede de enxerga além da dor, do vitimismo é refletir e lançar um novo olhar sobre uma dor existente. Observe a própria dor pelo lado de fora, experimente se observar e descubra quem você é por trás por trás dos traumas, dos medos que você acredita ser. Um caminho em busca de soluções e não culpados.

Sempre questione suas reações
Você é aquela pessoa que acredita que a culpa é sempre dos outros? Se você respondeu sim, talvez seja o momento de reavaliar suas reações, usando a autocrítica, a auto-observação, buscando encontrar aspectos em si mesmo que precisam ser aperfeiçoados. A forma como você reage fala mais de você do que do outro. Permita-se mudar, reaprender, refazer, redirecionar, parar, e tudo que for necessário para se tornar um ser humano mais evoluído. Nossas reações são sinais que simbolizam nosso balanço ou desequilíbrio emocional, uma bússola mental e comportamental que devem ser usadas ao nosso favor.

Fale sobre emoções
É isso mesmo, não tenha medo ou fique intimidado de falar sobre emoções. Falar sobre emoções por si próprio é um ato político, um grito por mudança, é fazer a diferença por ser diferente. É preciso ter coragem e falar sobre o que importa, o que muda realidades e nações. Como dizem os americanos “the Elephant in the room”, traduzido, “Elefante na sala”. Expressão usada para se referir a problemas explícitos ao qual todos possuem o conhecimento de sua existência, mas preferem ignorar. É preciso falar que há um elefante na sala, e que é preciso solucionar esse problema e não o ignorar.

Observe seus gatilhos
O que leva você a ter explosões de raiva? O que faz você chorar? Quais os tipos de pessoas que tiram você do balanço? Qual mensagem essas pessoas e essas situações querem dizer a você? Observe seus gatilhos e o que faz você agir de certa forma e você encontrará. Busque encontrar o seu calcanhar de Aquiles e o fortaleça. Afinal, é fortalecendo os nossos pontos fracos que nos tornamos fortes e resilientes.

Se permita sentir suas emoções
Antes de julgá-las como boas ou ruins, se permita sentir as suas emoções intensamente. Não reprima suas emoções pelo simples fato de você acreditar ser uma bobagem dar vasão a isso. Todas suas emoções possuem um valor, um propósito de impulsionar sua jornada, então, nada de comer as emoções, beber as emoções ou até mesmo fazer sexo pra camuflá-las. Atenção, assim você só ajuda, de certa forma, a manter uma identidade que não se alinha com sua real essência.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News