Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/08/2020 as 4:30pm

Coluna Flavianny Marques

OS ALIMENTOS ENLATADOS SÃO NUTRITIVOS PARA MINHA FAMÍLIA?   Frutas e legumes enlatados...

Coluna Flavianny Marques Coluna Flavianny Marques

OS ALIMENTOS ENLATADOS SÃO NUTRITIVOS PARA MINHA FAMÍLIA?

 

Frutas e legumes enlatados geralmente são enlatados poucas horas após a colheita. Alguns procedimentos podem variar de acordo com o item alimentar, mas, uma vez que a fruta ou vegetal tenha sido colhida e transportada para a fábrica de conservas, ela passa por três etapas principais.

Processamento: Frutas e legumes são lavados e frequentemente descascados, cortados, picados ou sem caroço antes da colocação em conserva. Certas variedades de frutas e legumes podem ser branqueadas com antecedência. Os feijões secos são hidratados e descascados. Depois que os alimentos são preparados, as latas são enchidas com água ou suco e temperadas de acordo.

Selagem: Após o processamento, os alimentos são colocados em latas e a tampa é selada.

Aquecimento: Depois de selada, a lata é rapidamente aquecida a uma temperatura precisa por um período especificado de tempo para matar bactérias nocivas e impedir a deterioração. Depois de aquecido, é rapidamente resfriado.

 

Fazendo escolhas sábias

Embora os alimentos enlatados possam ser fáceis e convenientes, há fatores a serem considerados na escolha de opções nutritivas. Ao comprar frutas enlatadas, escolha variedades enlatadas em água, suco de 100% ou em seus próprios sucos. Muitas variedades de frutas vêm embaladas em xarope leve ou pesado, o que equivale a adição de açúcar. Escolha vegetais enlatados sem adição de sais, rotulados como “sem adição de sal” ou “baixo teor de sódio”. Lembre-se de que as latas marcadas com “sódio reduzido” não são necessariamente livres de sódio. A drenagem e o enxaguamento de feijões e legumes enlatados também podem reduzir o teor de sódio.

Evite latas com amassados, protuberâncias, rachaduras ou vazamentos. Isso pode ser um sinal da bactéria que causa o botulismo. Danos à lata podem permitir a entrada de ar, criando o ambiente ideal para o crescimento de Clostridium botulinum. O botulismo é mais comum em enlatados caseiros que são manuseados incorretamente e é extremamente raro em enlatados comercialmente embalados.

Lembrando que alimentos enlatados podem desempenhar um papel importante em uma dieta saudável, porém, o ideal é dar preferência aos alimentos frescos.

Flavianny Marques

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News