Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/08/2020 as 2:00pm

Coluna Atiaia Life by Milena Bittencourt

5 Formas de se relacionar com os próprios medos Sei que é comum ouvir dizer “encare os...

Coluna Atiaia Life by Milena Bittencourt Coluna Atiaia Life by Milena Bittencourt

5 Formas de se relacionar com os próprios medos

Sei que é comum ouvir dizer “encare os próprios medos!’, “seja corajoso!” “basta querer!”.  O detalhe é que nem sempre (ou quase nunca) querer é poder. O querer é apenas uma faísca para darmos início a qualquer propósito e isso inclui encarar os nossos temores.

Fugir e evitar o medo não é uma opção. Correr dele nos torna mais inseguros, estagnados e limitados. Mas, apesar desse sentimento nos paralisar, ao contrário do costumamos acreditar, ele é um aliado e não inimigo. O terror alerta e mostra aspectos em nós mesmos que recusamos aceitar, entretanto, que precisamos fortalecer e, por essa razão, continuam ressurgindo nos perseguindo até que aprendemos a andar lado a lado com essa companhia.

Mas por qual motivo deveríamos querer caminhar com o medo?

1. Seja amigo do seu medo, ele tem muito a oferecer

Quando o medo de errar, de falhar, de não ser suficiente surgir, lembre-se de parar antes de decidir pela fuga. Pare e pense: “o que esse sentimento quer me dizer?” Espere e seja corajoso para escutar a verdade. Varre-lo para de baixo do tapete é em vão, o melhor é aceitarmos e entendermos que ele existe para nos ajudar a nos tornar melhores versões de nós mesmos e nada mais.

2.Comece devagar e mantenha a consistência

Nada acontece do dia para noite. Lidar com os nossos receios exige dedicação, observação, consistência e conhecimento sobre si mesmo. Comece encarando seus medos medianos e continue aumentando o nível de cada desafio, de acordo com sua evolução. Com o tempo, você vai perceber que já não possui as mesmas fobias e aposto que vai achar mais mudanças quando olhar para você mesmo.  Vai se ver destemido e pronto para superar qualquer obstáculo. Use o horror como um sinalizador e enfrente, gradualmente, em pequenas doses, o seu temor. Mas, paciência, as reais mudanças levam tempo para acontecer.

3.Fale sobre seus medos

Se você não consegue falar do que te deixa em pânico e até finge isso não existe na sua vida, tenho a responsabilidade de alertar que fechar os olhos para a realidade pode ser a razão pela qual você não consegue superar o problema. Um estudo realizado na Universidade de Los Angeles revelou que as pessoas podem vencer seus pavores rotulando-os e falando sobre eles, ou seja, ignorar não é o caminho. Logo, quanto mais você se distancia do que te faz sentir terror mais ele aumenta. Então, chame-o pelo nome.

4.Entenda que todos têm medo

Quando estamos com medo, possuímos a falsa impressão que todas outras pessoas são corajosas e destemidas, mas isso não é verdade. No máximo, os outros só conseguem criar uma relação mais saudável com aquilo que temem. E você também pode aprender, não é um privilégio para poucos e essa é a boa notícia, não dá para comprar coragem no supermercado, ainda assim, ela está ao alcance de todos. Um bom começo é não alimentar as nossas paranoias, além das dicas anteriores, claro.

5. Ressignifique seu medo

Não fomos ensinados sobre o verdadeiro significado do medo. A ideia que possuímos dele é negativa, algo que precisamos excluir de nossas vidas por não possuirmos um propósito. Que é um grande equívoco, afinal, nossos sentimentos são apenas sinalizadores, para algo positivo ou negativo.  De acordo com o dicionário, ressignificar é: atribuir um novo significado; dar um sentido diferente a alguma coisa, pessoa, situação, sentimento, entre outros. E, é exatamente essa ressignificação que transforma a forma como encaramos e lidamos com o pavor. Busque atribuir novos significados para os seus medos, pois, somente um novo olhar sobre as próprias limitações é capaz de transformar a maneira com que nos relacionamos com o medo.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News