Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/09/2020 as 2:30pm

Coluna Camarim do BT

Amigos, Baden Powell, foi um grande violonista e guitarrista brasileiro, que influenciou...

Amigos, Baden Powell, foi um grande violonista e guitarrista brasileiro, que influenciou gerações de guitarristas e músicos em geral. Seu avô, o abolicionista Vicente Thomas de Aquino, formou uma orquestra de músicos negros escravos antes da abolição da escravidão no Brasil em 1888, e seu pai, Lilo de Aquino, complementava sua modesta renda como sapateiro enquanto tocava tuba e violino em bailes locais.

Parceiro do grande Vinicius de Moraes, Baden tinha um ritmo contagiante, e criava harmonias geniais com seu violão. Baden Powell de Aquino nasceu em Varre-Sai no Rio de Janeiro em 6 de agosto de 1937, porém cresceu no bairro carioca de São Cristóvão. Seu nome foi escolhido por seu pai, que era um entusiasta do escotismo.

Baden iniciou aulas de violão bem jovem com Jayme Florence, famoso violonista de choro dos anos 40, e mais tarde estudou harmonia avançada com Moacir Santos. Logo se revelou um jovem virtuoso, tendo vencido muitos concursos de talentos ainda adolescente. Aos quinze anos já tocava profissionalmente, em vários estilos musicais. Era fascinado pelo jazz, mas suas principais influências estavam no repertório do violão brasileiro.

Em 1955, com 18 anos, quando tocava com a “Orquestra Steve Bernard” na Boite do Hotel Plaza no Rio de Janeiro, suas habilidades chamaram a atenção do famoso Ed Lincoln, que o convidou para tocar a guitarra no seu grupo, “Hotel Plaza Trio”. Com Luiz Marinho no baixo e Claudette Soares nos vocais. Promoviam jam-sessions “após o expediente” na boite, atraindo músicos do crescente cenário carioca do jazz.

Aos 19 anos, Baden decidiu parar de tocar guitarra elétrica, preferindo se concentrar no violão de nylon para o resto de sua carreira. Baden iniciou em 1959 uma parceria com Billy Blanco, um cantor e compositor consagrado, que colocou letra em uma de suas composições, "Samba Triste”, que foi gravada por vários artistas internacionais, como Stan Getz e Charlie Byrd, no LP Jazz Samba.

Em 1962, Powell conheceu o poeta-diplomata Vinicius de Moraes e deu início a uma colaboração que rendeu vários clássicos da música brasileira. Baden e Vinicius combinaram o samba e o jazz com ritmos afro-brasileiros como o candomblé, umbanda e a capoeira. Em 1966 lançam “Os Afro-Sambas de Baden e Vinicius”.

Foi artista contratado das gravadoras Elenco, Forma, Philips, e da gravadora francesa Barclay e da alemã MPS / Saba (aonde lançou “Tristeza on Guitar” em 1966, produzido por Joachim Berendt). Foi guitarrista do programa de TV “O Fino da Bossa” da cantora Elis Regina. Em 1968, Powell juntou-se ao poeta Paulo César Pinheiro e produziu em 1970 a série “Os Cantores da Lapinha”.

Baden Powell mudou-se para Paris em 1968, aonde morou por um bom tempo, tocando inclusive no famoso “Palais des Glaces”. Na década de 90 ele e sua família voltaram para o Brasil, por motivos de saúde.

No final da década de 1990, se converteu à fé evangélica, à qual credita a superação de seu longo vício em álcool e tabaco. 

Uma análise de seu repertório revela uma ampla gama de interesses. Abrangeu todos os idiomas da música popular brasileira do século 20: samba, bossa nova, música ritual afro-baiana, frevo, choro e música do sertão nordestino, e até canções de ninar europeias e japonesas.

Como a maioria dos músicos que cresceram nas décadas de 1940 e 1950, ele foi profundamente influenciado pelo jazz, especialmente bebop e swing. Ele fez um cover de "Round Midnight" de Thelonious Monk em duas gravações, e "All the Things You Are" de Jerome Kern em 3 ocasiões.

Seu som era uma fusão de harmonias de jazz e técnica de violão clássico, com uma mão direita bem brasileira (aquela que carrega o ritmo no violão). Na música clássica solo, ele era proficiente nas obras de Tárrega e Bach.

Quando tocava em grupo, conseguia acompanhar cantores com maestria silenciosa, e as vezes se soltava e tocava samba de rua como se o violão fosse um instrumento de percussão. Como Monk, ele gostava do intervalo de segunda menor utilizado como uma forma de "dobrar" a tonalidade. No entanto, por causa de sua formação em jazz, ele raramente “esticava (bend)” a corda, preferindo tocar a segunda menor usando uma corda aberta adjacente.

Os alunos de seu estilo devem observar essa preferência por utilização de acordes que utilizam “open strings” voicings.

Outras característica sua são as infinitas variações de ritmo tocadas pela mão direita, sempre dentro da métrica de samba adequada, bem como sua tendência a colocar sua "assinatura" em uma escala descendente rápida com um arpejo ascendente no tom relativo.

Ele também usava vocalização e canto “scat” em uníssono com a melodia (foi um dos pioneiros desta técnica utilizada por George Benson, entre vários). Suas influências foram seu primeiro professor Jayme"Meira" Florence, Dilermando Reis e Garoto, além de Les Paul, Django Reinhardt e Jacques Loussier.

Seus discos contêm clássicos do jazz, música popular brasileira e composições originais. Em 1962, ele gravou com o flautista Herbie Mann e o baterista Jimmy Pratt.

Powell compôs muitas peças para violão, como "Abração em Madrid", "Braziliense", "Canto de Ossanha", "Casa Velha" , "Consolação", "Horizon", "Imagem", "Lótus", "Samba", "Samba Triste", "Simplesmente", "Tristeza e solidão" e "Xangô".

Deixou-nos em 2000 aos 63 anos, Ele é pai do pianista Philippe Baden Powell de Aquino e do violonista Louis Marcel Powell de Aquino. Muita coisa para ouvir no YouTube, comece por aqui: https://youtu.be/rSFYZ5Ok1vI   Vida longa em nossa memória, Mestre Baden!

Próxima sexta feira dia 25 de setembro as 19 hs USA/ 20 hs Brasil teremos a grande final, o último episódio do BDOLive2020, o Festival da Canção Brasileira transmitido ao vivo no YouTube. Imperdível, alto padrão musical, valorizando o compositor Brasileiro residente aqui nos EUA. Para mais informações, acesse www.BDOLive.com, ou procurem o link na página Ari Mendes, no Facebook.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Top News