Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/09/2020 as 8:30pm

Coluna Camarim do BT

“A Simbiose das Artes” de Mú Carvalho Desde muito jovem, o carioca Maurício Magalhães...

Coluna Camarim do BT Coluna Camarim do BT

“A Simbiose das Artes” de Mú Carvalho

Desde muito jovem, o carioca Maurício Magalhães de Carvalho (Mú) conquistou seu espaço como tecladista, pianista, compositor e arranjador. Éramos parte da turma de Ipanema que se reunia na praia nos meados dos anos 70, do Pier ao Posto 9. Naquela época, a praia era um tipo de “escritório” aonde fazíamos nossos contatos na área musical.

Grandes artistas foram gerados naquela época tão criativa, um grande caldeirão de misturas de influencias, aonde se criava por prazer, por vontade de criar um mundo melhor através da música.

Tive a oportunidade e a honra de trabalhar em estúdio com o Mú em alguns projetos, e até hoje mantemos nossa amizade.

Mú começou sua carreira artística aos 16 anos no grupo Semente (com Cláudio Nucci, Cláudio Infante e Zé Luiz). Em 1974, ele se tornou um membro da Banda do Zé Pretinho, de "Jorge Ben Jor". Em 1978, tocou com "Gilberto Gil" no “Festival de Jazz de Montreux", e em shows pela França, Argentina e Brasil.

Em 1990, ele excursionou pelo Brasil com a "Legião Urbana", gravando um álbum ao vivo, "Música para Acampamentos".

Mú Carvalho é, desde 1994, um dos produtores musicais mais solicitado para filmes e telenovelas na Rede Globo. Produziu trilhas como "Alma Gêmea", "Chocolate com Pimenta", "Era Uma Vez", "Sete Pecados", "Um Anjo Caiu do Céu", "O Beijo do Vampiro", "Três Irmãs" e "Caras & Bocas". Mantém um Recording Studio na Barra da Tijuca, o “Boogie Woogie Music Studio”, que administra com sua esposa, Ana Zingoni.

Super versatil, Mú Carvalho também é Enólogo, profundo conhecedor de vinhos, chef, e artista plástico. Em suas palavras: “A Simbiose das Artes” Em cada expressão de artistas há um tipo de energia que alimenta o observador, conscientemente ou não, e o leva daquele momento a um lugar que ele não teria alcançado se não tivesse passado por essa experiência particular. Ernest Hemingway disse que as pinturas de Cèzanne eram de suma importância durante o processo de escrever seus contos, bem como a dança no Moulin Rouge para Toulouse-Lautrec e os poemas de Max Jacob para Picasso.

Pincéis, teclas, texturas, equilíbrio, luz e sombra, som e silêncio. A eterna simbiose das artes. Música e pintura vivem em perfeita harmonia dentro de mim. Para conhecer mais sobre o pintor Mú Carvalho, visite o site Mucarvalho.com. Nascido em família musical, um dos seus irmãos, Sérgio de Carvalho, foi um dos grandes produtores da história da música Brasileira. Mú foi fundador do incrível grupo A Cor do Som, juntamente com seu irmão, o contrabaixista Dadi (Novos Baianos, Jorge Benjor, Tribalistas, Maria Gadú, Caetano Veloso, entre outros).

Formado em 1977, “A Cor do Som” é um grupo brasileiro criado a partir de um grupo de músicos que acompanhavam Moraes Moreira após a sua saída dos Novos Baianos. Com um som de vanguarda, sempre experimentando novas sonoridades, “A Cor do Som” foi parte fundamental do movimento pós-tropicalista.

Em seu primeiro disco "A Cor do Som" (WEA 1977), tinha como integrantes Dadi, baixo, Mú Carvalho, teclados, Armandinho, guitarras e Gustavo Schroeter, bateria. A partir do segundo disco "Live In Montreux", Ary Dias, percussão, passa a fazer parte da banda, misturando rock, ritmos regionais e música clássica, adotaram o nome "A Cor do Som" por sugestão de Caetano Veloso, e logo no seu primeiro ano, foram convidados a participar do Montreux Jazz Festival, na Suíça, tornando-se o primeiro grupo musical brasileiro a participar do evento.

Mú Carvalho é o compositor de hits como o clássico "Sapato Velho" (com Cláudio Nucci e Paulinho Tapajós), “Semente do Amor” (com Moraes Moreira), "Terra do Nunca" e "Chocolate com Pimenta" (com Aldir Blanc), e escreveu trilhas sonoras para os filmes A Dama do Lotação, Os Sete Gatinhos, Navalha na Carne (dirigidos por Neville de Almeida), “O Noviço Rebelde" "Xuxa e os Duendes 2", "Xuxa Popstar" (dirigidos por Tizuka Yamazaki) e "Sexo, Amor e Traição", de Jorge Fernando, entre muitos outros. Seu primeiro álbum solo foi o LP “Meu Continente Encontrado” (1985), produzido por Egberto Gismonti, que teve a participações especiais de Luiz Eça, Egberto Gismonti e Zé Luiz.

Mú trabalhou ao vivo e em studios com artistas como Chico Buarque, Jorge BenJor, MPB-4, Alceu Valença, Moraes Moreira, Fernanda Abreu, Legião Urbana, Luiz Caldas, Paulinho Moska, Gabriel O Pensador, Rosana Fienngo, Marina Lima e Gilberto Gil. Seu trabalho para a coleção "Passagens Bíblicas" vendeu mais de 15 milhões de cópias. Também produziu o álbum "Erasmo Carlos Convida 2", com convidados especiais artistas como Djavan, Marisa Monte, Chico Buarque, Skank, Los Hermanos, Kid Abelha, Zeca Pagodinho, Lulu Santos, Adriana Calcanhoto, Simone, Os Cariocas e Milton Nascimento, lançado em maio de 2007.

Mú Carvalho possui uma extensa coleção de obras autorais, facilmente encontráveis na Net, e responderá com prazer suas perguntas no Facebook.

Vida longa, amigo!

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Liberty Mutual Group- é uma empresa norte-americana do ramo de seguros. Entre os seguros oferecidos estão automotivo, casa, vida, moto, barco, joias, pet, etc. Gabriela Murray, agente licenciada. Tel: (978) 831-8752, em Framingham (MA).

ATENÇÃO COMUNIDADE BRASILEIRA: Mais do que nunca, agora é o momento em que toda comunidade deve se unir por representatividade e distribuição proporcional de verbas. Se você ainda não respondeu ao CENSO 2020, acesse agora: www.my2020census.gov ou (844) 474-2020 (Ambos em Português)

Plano de saúde para idosos- Já pensou em não pagar nada por uma consulta médica? Ou por tratamentos dentários e oculistas? Isso é possível, com o Senior Whole Health (HmO SMP), um plano de saúde Medicare Advantage para idosos com mais de 65 anos de idade que tenham o MassHealth Standard. Tel (888) 566-3526 (TTY 711)

Top News