Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/10/2020 as 1:30pm

Coluna Arilda Costa

Entrevista com o escritor Brasileiro Altamir Costa O poeta Altamir Costa é escritor,...

Coluna Arilda Costa Coluna Arilda Costa

Entrevista com o escritor Brasileiro Altamir Costa

O poeta Altamir Costa é escritor, formado em Comunicação Social (Jornalismo) e pós-graduado em Educação e Docência Superior. Começou a escrever nas redes sociais em 2012. Em 2017 participa de uma mostra poética em Curitiba onde sua poesia ganhou visibilidade. Em 2018 participou de quatro antologias: Filhos da Musa, Poetas da Inde, As Faces do Amor e A Roda dos Signos.

Em 2019 com o Grupo de Poetas e Escritores de Maricá - O Povo do Livro participa da antologia Crônica & Poesias de Maricá. Ainda em 2019 publicou seu primeiro livro autoral intitulado “Minha Poesia é Você”, um livro de poemas permeados de sentires enraizado na alma e no coração.

Em 2020 participa da antologia Reino da Poesia. Atualmente está trabalhando na produção de dois novos livros autorais: um de poesias e outro de crônicas. Também (em parceria) está escrevendo um livro infantil.

Há quanto tempo você se dedica a escrever livros?

Comecei a escrever em 2012, nas redes sociais. Mas nunca tive a pretensão de publicar um livro. Isso aconteceu a partir de 2017, por insistência de amigos próximos que acompanhavam minhas publicações nas redes.

Qual sua opinião de uma obra para conquistar seus leitores?

Creio que isso vai de pessoa para pessoa. Ás vezes pessoas em comum lêem o mesmo livro, mas tem opiniões diferentes. Uma pode gostar. Outra não. A leitura pode sensibilizar uma e a outra pode odiar ou ficar indiferente. Para haver uma conquista o assunto abordado tem de ser pertinente a quem estiver lendo.

Qual o seu ritual no processo de criação dos seus textos?

Basicamente não tenho rituais. Geralmente escrevo quando estou sozinho.

De onde vem sua inspiração?

Eu escrevo o que sinto. Apenas isso. Sou uma pessoa que escreve o que sente. Tudo que meu olhar capta como poético, e como sinto dentro de mim ou da minha alma, o que meu olhar captou. Escrevo aquilo que minha alma e meu coração desejam colocar pra fora de qualquer jeito. Seja um sonho, um desejo, a manifestação de um gostar, enfim, transbordo pela escrita o que já não dá mais para sair como lágrimas. Às vezes é tão intenso que sai dos dois jeitos. É asim que minha inspiração tem permeado meu escrever.

Quanto tempo você leva para escrever um livro?

Nunca me preocupei com isso, mas Minha Poesia é Você levou quase seis meses... e olha que eu tinha muitas poesias prontas. A demora foi mais em função do tempo de revisão e escolha da capa.

Como você percebeu esta sua vontade e entendeu que seu destino era ser escritor?

Bom, não considero isso um destino. Escrevo desde criança, mas como já disse acima, nunca tive pretensões de publicar livros. Tudo aconteceu por insistência e estimulo de amigos próximos, que sempre gostavam do que escrevia. Então, depois que participei numa antologia, gostei do resultado e da visibilidade e passei a publicar e participar de eventos literários.

Quais eram seus passatempos que te levaram a querer contar histórias?

Isso é uma coisa que ainda não aconteceu....eu publicar minhas histórias. Mas estou escrevendo um livro de crônicas onde muitas histórias ou fatos acontecidos comigo, serão relatados.

Você tem uma dica para quem quer seguir o sonho de ser escritor (a)?

A dica principal é que não se deve desistir. Principalmente quando estamos com o texto debaixo do braço a procura de uma editora. Sejam persistentes. Se bem que atualmente está mais fácil. Principalmente durante a pandemia. Surgiram muitas editoras com excelentes oportunidades para quem vai publicar seu livro pela primeira vez.

Quais são seus autores preferidos?

Mia Couto, minha inspiração maior. Amo de paixão. Depois tem o Nicholas Sparks, gosto muito dos romances dele. E finalmente, uma revelação brasileira que está influenciando bastante minha escrita, a jovem e talentosa escritora Aline Bei.

Cita o melhor momento da sua carreira como escritor até agora?

Confesso que foi ter meu livro publicado, bem aceito pelos leitores, meu primeiro trabalho autoral, o qual tenho um carinho muito especial por tudo de significante que ele representa pra mim.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais.  Temos 3 localizações para melhro lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News