Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/10/2020 as 7:30pm

Coluna Prospera no Exterior

Como sua empresa se comunica? Alguma vez já tentou se comunicar, mas não foi entendido(a)? O...

Coluna Prospera no Exterior Coluna Prospera no Exterior

Como sua empresa se comunica?

Alguma vez já tentou se comunicar, mas não foi entendido(a)? O processo de comunicação só pode ser considerado bem-sucedido quando o receptor (que pode ser o ouvinte, leitor, telespectador, ou potencial cliente) entende a mensagem de forma suficientemente clara. Em se tratando de negócios, empresas têm um objetivo claro quando se comunicam com um potencial cliente; de forma simplória, elas buscam vender seu produto ou seu serviço. Nessa ocasião, vamos explorar a estratégia de comunicação trazida por Simom Sinek no seu TED Talk “Como grandes líderes inspiram ação”.

De acordo com o palestrante, a maioria das empresas comunicam apenas “o que” fazem e o “como” fazem, esquecendo-se de dizer o “porquê” de fazerem o que fazem. Enquanto vivia em Nova Serrana/MG, conhecida como a cidade do calçado, via vários anúncios de tênis, sandálias, e botas com apenas imagens dos produtos. Ora, que emoção uma imagem de um calçado de uma marca desconhecida pode trazer para alguém? Em comerciais de grandes marcas de calçados é vendido um estilo de vida, e não apenas um produto para proteger os pés.

Um exemplo de boa comunicação, ocorreu esse mês, no dia 13 de Outubro de 2020. A Apple fez mais um de seus eventos anuais para anunciar o lançamento do Iphone 12 (principal produto). Nos primeiros três minutos do vídeo o CEO da empresa, Tim Cook, disse o seguinte: “esse ano nossa casa se tornou ainda mais importante para a nossa vida diária. Então é crucial que a tecnologia que escolhemos para nossa casa, entregue uma experiência verdadeiramente prazerosa.” Repare que o foco dele nessas frases é no “porquê” a empresa faz o que faz; e não em “que” a empresa vai oferecer. Antes de anunciar o novo HomePod Mini, ele ainda explica que a empresa foca em três atributos (o como) ao desenvolver produtos para casa: usabilidade, conectividade e segurança. O CEO da Apple inicia seu discurso com o motivo e conclui com o produto. Analisando a figura 1, ele começa de dentro para fora.

Para entendermos melhor a razão de inserirmos emoção em nossa comunicação (o porquê), podemos analisar o cérebro humano. De acordo com Sinek, nosso cérebro é dividido de modo semelhante à figura apresentada. O neocórtex se assemelha à parte exterior do círculo (o quê). Ele é responsável pela linguagem, pela razão e a lógica. Por outro lado, o sistema límbico se compara às partes internas do círculo (o como e o porquê). Ele é responsável pelos sentimentos, inclusive o de confiança, e pela tomada de decisão. Repare que a parte emocional do cérebro é responsável pela tomada de decisão. Então, por que não considerar a emoção no momento de se comunicar com o seu público?

Para concluir, em algumas decisões de compra (compra comparada), recorremos à razão, por isso é importante que em sua comunicação você apresente motivos racionais para alguém comprar seu produto, todavia sua empresa vai ser lembrada pelo seu cliente de acordo com a emoção que a sua comunicação conseguir transmitir para ele(a).

Para mais, www.prosperenoexterior.com

Fonte: https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action?language=en

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517

Top News