Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/11/2020 as 7:30pm

Coluna Light Up by David Faria

1- Águas Marinhas Brasileiras entre as Joias da Coroa Britânica A maior agua marinha do...

Coluna Light Up by David Faria Coluna Light Up by David Faria

1- Águas Marinhas Brasileiras entre as Joias da Coroa Britânica

A maior agua marinha do mundo já lapidada
O conjunto completo de Águas Marinhas da Rainha.
Água Marinha em estado bruto.

Quando ainda muito jovem, devido a atividade de meus pais à época funcionários públicos federais, morei em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Norte, chamada Alexandria, onde tive meu primeiro contato, com pouco mais de 5 anos de idade, com as belas Águas Marinhas.

Meu pai, cuja paixão por gemas preciosas, motivou-me desde tenra idade no assunto, me levava à garimpos, lapidários e trazia em nossa casa, amigos, negociantes e entendedores, cujos diálogos, sobre pedras preciosas, me despertavam enorme interesse.

Certa vez, ainda em Alexandria, acompanhei meu pai ao Hospital da cidade, onde visitamos um senhor, cujo nome não recordo e que nos mostrou seu tesouro, do qual, não se separava, mesmo enfermo: Uma Água Marinha. A pedra estava debaixo de seu leito, envolta em um lençol. Enquanto escrevia este artigo, com receio de exagerar, liguei para meu pai afim de me certificar, e de fato, era uma gema de tamanho impressionante, cujo destino, infelizmente não sei qual foi, mas aquela imagem e cor, nunca abandonou minhas lembranças.

Pesquisando sobre joias, na busca de inspiração, para novas criações de minha oficina de joias DF Jewelry Designer, me deparei com o trabalho da Jornalista Leslie Field, que trabalhou certo tempo com a família real Britânica e  devido à proximidade que teve, pode constatar que a Rainha Elizabeth II, tem uma relação muito sentimental com suas joias, e que apesar de seu vasto acervo, a monarca usa sempre apenas 30 peças de sua coleção, dentre elas seu conjunto emblemático de Águas Marinhas, que pasmem, são brasileiras!

Em 1953, quando de sua coroação, a Rainha Elizabeth II, recebeu de presente, pelas mãos do Embaixador Assis Chateaubriand, em nome do Presidente Getúlio Vargas um colar e um par de brincos. Posteriormente em 1958, a Rainha foi presenteada pelo governo Brasileiro com águas Marinhas com um bracelete para compor o set, que novamente aumentou quando de sua primeira visita ao Brasil em 1968. A Rainha ficou tão fascinada com as joias que mandou confeccionar uma tiara com a bela gema azul, sendo este um de seus conjuntos favoritos, cujo colar, Leslie Field descreve da seguinte forma: “nove grandes ‘aquamarinas’ oblongas cada uma em um ajuste de pergaminho de diamante com uma queda de pingente de água-marinha oblonga ainda maior”.

O Brasil é o maior produtor de Águas Marinhas do Mundo, cujas maiores explorações estão nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rondônia e Rio Grande do Norte. Na década de 50, foi encontrada em Resplendor – MG a maior água marinha até então catalogada, com 110 kg,  a qual, devido sua beleza, foi denominada "Martha Rocha", a  Miss Brasil da época.

Décadas depois, uma nova Água Marinha foi encontrada, ganhando, até hoje o status, de maior do mundo. Com 149,1 Kg, a gema foi encontrada no Rio Grande do Norte na cidade de Tenente Ananias, que por coincidência, ficava há menos de 30 minutos de Alexandria, onde morei, o que me faz indagar se a lembrança que descrevi da infância se refere à este recorde. Fica agora a dúvida! A única certeza a respeito que tenho é que as Águas Marinhas são pedras de extrema beleza e encanto, cuja tonalidade varia do azul ao verde, símbolo da riqueza natural de nosso país e que estão entre as joias favoritas da Rainha Elizabeth II da Inglaterra.

 

2- Séculos marcam a louça Satsuma

A rica e detalhada louça Satsuma
A imagem da gueixa no fundo da xicara casca de ovo Satsuma.

 

louça Satsuma às vezes referida como "porcelana Satsuma” é um tipo de cerâmica japonesa feita de barro. Se originou no século XVI, durante o período Azuchi-Momoyama e ainda é produzida hoje.

A louça Satsuma nasceu quando o príncipe Shimazu do reino Satsuma na Kyūshū do sul sequestrou oleiros coreanos qualificados após as invasões japonesas na Coreia de Toyotomi Hideyoshi para estabelecer uma indústria cerâmica local. Depois da mostra na exposição internacional em Paris em 1867, começou a importação para a Europa e através de seus imigrantes, espalhou-se pelo mundo.

De beleza e estéticas únicas que inspiraram diversas outras cerâmicas orientais, a Stasuma se destaca pela fineza e riqueza de detalhes, sobretudo pela precisão dos alto relevos, pinturas e aplicações de ouro  e estão entre itens adorados e apreciados de grandes colecionadores. Entre vasos, serviços completos de chá, pratos e uma infinidade de itens, as xicaras que ostentam o rosto de uma Gueixa ao fundo, vista contra a luz, confeccionadas em finíssimo material chamado de “casca de ovo” estão entre os itens mais desejados e raros.

 

3-Voce Sabia?

Antes dos chamados termômetros modernos, houve muitas outras tentativas de medição da temperatura. No ano 3 a.C., Philon de Bizâncio teria sido o inventor do primeiro aparelho sensível à variação térmica. Em 1592, o italiano Galileu Galilei retomou o princípio do termoscópio de Philon. Em 1643, o físico italiano Evangelista Torricelli inventou o barômetro de mercúrio. No século XVIII, estabeleceram-se as escalas termométricas conhecidas até os dias de hoje. Uma das primeiras foi a de Daniel Fahrenheit (1686-1736). Ele adotou como ponto mínimo, ou zero, a temperatura de uma mistura de gelo, água, sal e amônia e, como ponto máximo, a de ebulição da água, à qual deu o valor arbitrário de 212 graus. O físico sueco Anders Celsius (1701-1744) preferiu as temperaturas de congelamento e fusão da água. Curiosamente, definiu como ponto de fusão zero e 100 para congelamento, o que foi depois invertido.

 

4- Para Refletir:

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

Fonte: Redação Brazilian Times

Top News