Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/11/2020 as 8:00pm

Coluna Wendel Stein

CAUSOS DA COPA DO MUNDO   Uma vez, em 1950, um grupo de amigos da roça tomou uma decisão....

Coluna Wendel Stein Coluna Wendel Stein

CAUSOS DA COPA DO MUNDO

 

Uma vez, em 1950, um grupo de amigos da roça tomou uma decisão. Pegar um trem e ir até o Rio de Janeiro, no Maracanã, assistir a um jogo do Brasil da Copa do Mundo naquele ano. Meu pai era um desses. Ouvi esta história, a primeira vez, enquanto ele e minha mãe me levavam em seu fusca velho, sem assoalho, para a Cidade das Crianças que ficava em São José dos Campos. Era o principal destino das crianças em férias depois do Playcenter.

A história foi muito engraçada. Dino e seus dois irmãos, Benedito e Mario, o acompanharam nessa aventura. A maioria deles eram muito ingênuos e nunca tinham saído da roça para a cidade grande, e já na primeira viagem, pegariam um trem até um hotel no Rio de Janeiro para ver a seleção brasileira jogar na Copa do Mundo.

Eles conseguiram o feito, e foram os primeiros caipiras da região metropolitana de São Paulo a assistir ao vivo uma Copa do Mundo.

Quando eles chegaram ao hotel, depois de várias horas de viagem de trem, se maravilharam com os prédios e construções. O quarto de hotel que eles alugaram não era muito luxuoso, mas tinha um banheiro privativo com pia e vaso sanitário. O problema é que eles nunca tinham visto um vaso sanitário, nem sabiam como funcionava e para que exatamente servia. Na roça, era aquela casinha de madeira, com um buraco “cavocado” na terra, onde eles faziam suas necessidades.

Sem conhecer as funcionalidades do chamado vaso sanitário, todas as vezes que eles usavam o banheiro para fazer o número dois, colocavam os dejetos fecais em sacolinha de papelão. E deixavam tudo no canto do banheiro.

Os dias se passaram e a missão foi cumprida: eles assistiram ao jogo do Brasil. Era hora de esses irmãos pioneiros voltarem para casa. Já no trem, buscaram lugares bem no final do transporte. A maioria dos passageiros olhava estranhamente para eles, com cara de nojo, como se algo estivesse cheirando muito mal. A explicação foi que um deles tinha trazido a sacola com todos os dejetos do trio para despejar o excremento na primeira fossa que encontrassem. O tempo passou, e as histórias e recordações permaneceram, eu, apenas em 1994 que iria ver a seleção brasileira ser campeã de uma Copa do Mundo, e nos Estados Unidos. Mas como sempre digo, em uma jornada as histórias de viagem são sempre mais interessantes do que as histórias de chegada.

 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

Top News