Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/11/2020 as 5:30pm

Coluna Saúde da Mulher

Gratidão - O Mais Justo dos Sentimentos Morais   A palavra gratidão está relacionada com a...

Coluna Saúde da Mulher Coluna Saúde da Mulher

Gratidão - O Mais Justo dos Sentimentos Morais

 

A palavra gratidão está relacionada com a qualidade de quem é grato, com as ações de quem reconhece o quão preciosa é a vida e de poder desfrutar intensamente cada momento, mesmo que nem sempre a sua lista de  motivos de agradecimento possa te parecer tão extensa.  Estamos na semana do Dias de ações de graças que serve para possamos manifestar que sabemos  que jamais será possível retribuir a altura por tanto favor recebido. Mas qual é o significado da gratidão e o que fazer para transformar a gratidão em um sentimento moralmente justo podendo até influenciar a saúde.

“A gratidão é o único tesouro dos humildes.”

Willian Shakespare

 

Estamos vivendo um dos anos mais desafiadores da história da humanidade. Fomos atacados por uma pandemia que sacudiu os quatro cantos da terra. A pandemia não só se tornou matéria de capa de todos os jornais, como também se tornou o nosso maior inimigo. O medo de sermos atingidos por um vírus novo e desconhecido nos fez enxergar o quanto somos frágeis e como o coletivo nos afeta individualmente. Algo que iniciou-se em um continente distante chegou até às nossas portas em uma velocidade assustadora. Sem sabermos quando tudo isso irá passar, aguardamos ansiosamente por uma solução que nos leve ao retorno de uma estabilidade e normalidade com a qual estávamos acostumados.

 

Mesmo em meio ao caos temos muito para agradecer. Infelizmente, às vezes, só damos o verdadeiro valor a algo quando perdemos. De certa maneira, a crise que afetou o mundo nos fez repensar os relacionamentos e hábitos de higiene que influenciam o nosso comportamento como um todo. Porém, a forma como vemos  a vida pode ser manifestada pela maneira como reconhecemos o poder da gratidão. 

Precisamos nos conectarmos com sentimentos que possam gerar atitudes que resultam em mudanças que alcançam uma geração inteira. Para que você possa refletir melhor sobre gratidão pense o quanto você pode descobrir; de forma simples; a complexidade do verdadeiro significado de ter um coração grato e assim poder colocar em prática no seu dia a dia e se tornar alguém movida por essa emoção tão contagiante. 

 

 G R A T I D Ã O

 

G - Generosidade

Grande fonte de energia que é transmitida por alguém que generosamente oferece se doar ou prestar um bem a alguém enquanto para quem recebe esse bem se torna um devedor pelo bem recebido. A gratidão pode ser um sentimento puro e acolhedor ao mesmo tempo um ato de força empatia que gera benefícios para ambos os lados, ou seja, tanto para quem o faz quanto para quem recebe.

 

R - Recompensa

A melhor recompensa para quem é grato por algo ou por alguém é saber que a sua dívida jamais será paga mais como alguém livre você também poderá levar alguém a se sentir livre e grato a você. Rir da situação, mesmo no momento difícil, também pode ser uma recompensa para a mente. Pessoas que são agradecidas mesmo pelas diversidades da vida possuem uma maior capacidade de vencer os obstáculos além de aprender com eles. São pessoas que adquirem a habilidade de serem resilientes podendo até conseguir evitar a viverem presos a ansiedade ou a depressão.

 

A - Amor

A gratidão pode revelar o amor e a forma como você escolhe viver. Quando você reconhece que é amado independente de bens, aparências ou feitos, sua mente consegue vivenciar uma paz que é difícil de entender. Ser amado proporciona equilíbrio emocional e afeta a saúde do corpo. Quem se sente amado valoriza a importância desse amor recebido e facilmente compartilha desse bem para outras pessoas. Amar a si mesma, a vida, ou próximo, a natureza pode indicar o quanto nos reconhecemos e por isso podemos agradecer.

 

T - Transmitir

Quem é grato transmite uma energia contagiante pois sabe o valor da vida. Mesmo nas fases difíceis a gratidão pode ser um transmissor de atitudes positivas que nos fazem lembrar o quanto já vencemos até aqui. Transmitir o que você possui de mais precioso pode ser um indicativo do seu reconhecimento de que não está só, somos indivíduos que dependem demos um dos outros e por isso devemos servir através de ações de graças sem cobrar nada por isso. Quem é verdadeiramente grato serve. Quem sabe o quanto já recebeu dedica a vida para ser um transmissor de bênçãos e de atos de amor.

 

I - Identidade

Sua identidade pode estar relacionada com a forma com que você enxerga a vida como um presente com hora marcada para acabar. A jornada da vida é uma aventura então não devemos nos prender ao medo da possibilidade de errar mas ao contrário devemos nos jogar de peito aberto como um paraquedista experiente que já sentiu o vento no rosto enquanto contemplava a queda livre sem se preocupar com o momento de colocar os pés no chão. Sua identidade tem uma relação com o seu íntimo e não com a superfície das circunstâncias. Se seus dias não estão tão bons assim, saiba que dias melhores virão.

D - Doação

Quem possui um coração grato sabe o quanto é bom poder receber, porém melhor ainda é poder doar. O ato de doar sem esperar nada em troca revela o caráter de alguém que muito recebeu e sabe o seu valor. Independente do que seja essa doação ela deve ser constante, mesmo que isso não lhe custe financeiramente. Quem doa demonstra que o sacrifício é pago quando sabemos que o bem foi feito. Não medimos limites quando doamos com o coração.

 

A - Aprendizado

A gratidão é um excelente aprendizado quando está conectada com a humildade de reconhecer que precisa. Mesmo quando alguém fizer algo para você sem que você esteja esperando ou até mesmo necessitando você pode aprender com isso. Quando alguém lhe abre a porta ou lhe dá a vez, você pode aprender o que aquele olhar e aquela atitude significa para você, para quem o fez e para quem presenciou o que aconteceu. Quem está à sua volta aprende com a maneira com que você corresponde de forma agradecida a um ato feito a você. Nesse caso, o aprendizado é um processo constante pois tanto em pequenas como nas grandes coisas podemos perceber o quanto crescemos quando humildemente aceitamos e reconhecemos que temos e somos tudo que nós precisamos.

 

O - O antídoto do Orgulho e do Egoísmo

A gratidão é uma arma poderosa contra o orgulho. Quando eu reconheço que necessito de alguém e sou agraciada com esse bem, logo me posiciono de forma a entender que não sou melhor mais igual a todo mundo que um dia também precisou de alguém. Quem valoriza aqueles que permanecem ao seu lado mesmo quando você os decepciona aprende também pedir perdão e recomeçar do zero. Quem é verdadeiramente grato não pode conviver com um coração egoísta pois deseja repartir tudo que sabe e o que tem para que outras pessoas possam se fortalecer como você.

Seja grato por cada dia, pelo o ar que entra e sai pela as suas narinas. Seja grata por cada aprendizado, pela recuperação de um fracasso. Seja repleta de atos de coragem que possam alcançar outras pessoas e assim poder retribuir a vida e as pessoas que te fazem bem. Agradeça também os seus inimigos por serem exemplos de como você cresce com eles independente deles. Seja grata pelo o pouco ou pelo o muito, pelo bom e pelo o ruim, pelas alegrias e tristeza, mas agradeça. Seja grata pela a família, ou amigos, pelas pessoas que te cercam.

Eu agradeço por você, por mim e por todos nós. Eu agradeço a Deus por todas as coisas.

 

Coluna Saúde de Mulher

Lidia Ferreira

www.plataformadigitalfeminina.com

Top News