Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/12/2020 as 1:30pm

Coluna Wendel Stein

ACABARAM AS ELEIÇÕES, E AGORA? As eleições americanas e brasileiras acabaram, nos Estados...

Coluna Wendel Stein Coluna Wendel Stein

ACABARAM AS ELEIÇÕES, E AGORA?

As eleições americanas e brasileiras acabaram, nos Estados Unidos com a derrota de Trump e no Brasil com o maior número de abstenção registradas em nossa história. O resultado eleitoral de ambos os países indicou comportamentos diferentes e que merecem reflexão; nos Estados Unidos a incitação ao ódio e segregação de imigrantes não funcionou e cobrou seu preço, no Brasil evidenciou-se que a classe média não se interessa na participação política, e os jovens, já da geração X, também não tem o mínimo interesse pelo assunto e isso significa a vitória da velha política.

No Brasil, quando Bolsonaro foi eleito, havia um sentimento anti-esquerdista que o ajudou assumir o cargo, assim como Trump, que gostava de dizer coisas que ninguém mais dizia, em um primeiro momento agradou gregos e troianos e o levou a presidência americana.

Em seu governo Trump desafiou costumes, muitas vezes de forma grossa e agressiva, fez ameaças e acusações, sem provas, a vários países, e em pouco tempo, deixou insatisfeitos muitos de seus próprios eleitores.

Lógico que este assunto é complexo e poucas páginas seriam insuficientes para aprofundar-se em todos os aspectos. Mas o fator decisivo para o fracasso de Trump em sua reeleição foi o Corona Vírus, pois até a chegada da pandemia os índices de aprovação de seu governo beiravam os 49%.

Vamos comparar com o 11 de setembro, a resposta do então Presidente George W, Bush foi imediata e isso aumentou sua popularidade o que resultou em uma tranquila reeleição. Já Trump lidou com a pandemia de maneira leviana, atrasada, o que resultou em milhares de mortes e na maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos além de uma crise econômica desde os anos 30. O que não podemos negar, é que Trump ainda é uma pessoa forte no movimento político, ainda com um respeitável apoio eleitoral e que que ainda vai aparecer muito no cenário político.

A lição que fica com o resultado da eleição nestes dois países, é que ainda temos um longo caminho a percorrer, muitas barreiras econômicas, raciais e religiosas a superar, e que em um mundo globalizado, as ações em conjunto sempre vão resultar em um cenário melhor para a humanidade.

Wendell Stein, 47 é jornalista, cineasta e escritor profissional. E-mail wendellstein@me.com

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

L & B Agency- A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.

Top News