Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/12/2020 as 6:30pm

Condutas que fazem a diferença na proteção cutânea

Cuidados com a pele são essenciais para mantê-la íntegra durante o uso de máscaras.

Condutas que fazem a diferença na proteção cutânea Foto Ricardo Wolffenbuttel

Sabe-se que o COVID-19 pode ser espalhado por gotículas que ficam suspensas no ar quando indivíduos infectados espirram, conversam ou tossem. O uso de máscaras não profissionais na população em geral , agem como uma barreira que auxilia a reduzir a formação de tais gotículas e contribuem portanto, para a redução da exposição e disseminação da doença.

O uso correto das máscaras, lavagem frequente e adequada das mãos, etiqueta ao tossir ou espirrar, distanciamento de 6 ft entre as pessoas, evitar o toque nas mucosas, limpeza e desinfecção de superfícies frequentemente tocadas no cotidiano associado à outras medidas preventivas, tem grande importância para a diminuição do risco de contágio.  

Nesse contexto de conscientização da sociedade, tentativa de colaboração e autopreservação algumas pessoas tem lidado com efeitos colaterais das medidas protetivas.

As lesões de pele relacionadas ao uso de equipamento de proteção individual como aquelas causadas pelo uso de máscaras, que antes era um problema praticamente exclusivo dos profissionais de saúde, agora no atual cenário de pandemia tem se tornado relativamente comum na sociedade. Os cuidados individuais tomados com a finalidade de diminuir a exposição ao COVID-19 são necessários e precisam ser mantidos, entretanto nota-se que o uso prolongado e constante das máscaras tem causado ou acentuado problemas dermatológicos preexistentes.

Evidências científicas publicadas até o momento mostram que os principais problemas relacionados a pele tem sido dermatites, acnes e lesões por pressão. A umidade acumulada e a fricção contribuem para o agravamento de patologias no tecido cutâneo.

É importante ficar atento aos sinais de desconforto como vermelhidão, coceira, ressecamento, descamação ou surgimento de marcas e tratar no início para que as lesões não aumentem o risco de infecções.

O ideal é que todos tenham aproximadamente 5 máscaras em boas condições ( sem rupturas e limpas), de preferência com tecido e formato diferente para evitar pressão nos mesmos pontos da face. Seu uso não deve ultrapassar o período de 3 horas seguidas. Procure trocá-las após esse período de tempo ou quando a mesma se apresentar úmida, provocar dificuldade para respirar ou com sujeira aparente. Evite o uso de batom e maquiagem durante o uso de tal proteção. Lave adequadamente as mãos antes de manusear as máscaras e imediatamente após sua retirada. Não as compartilhe mesmo que estejam lavadas. Não use materiais que provocam coceira ou irritação.

Lave o rosto com sabonete líquido com pH levemente acidificado e evite água quente. Hidrate a pele com substâncias que possuem rápida absorção e secagem. Tais cosméticos devem possuir em sua composição agentes de hidratação ativa e umectantes. Quem possui pele acneica pode optar por géis ou hidratantes oil-free com a mesma função. A hidratação deve ser mais frequente em peles que apresentam ressecamento.

Se notar marcas no local onde a máscara pressiona a pele, procure proteger essas áreas com alguma cobertura entre a pele e o tecido do dispositivo como filme transparente. Em caso de irritação pode ser feita compressas de água fria ou solução salina 0,9% por 20 minutos a cada 2 horas.Quando for necessário o uso do equipamento por mais de 3 horas seguidas, programe sua retirada em ambiente seguro por 15 minutos a cada 2 horas.

Alimentação anti-inflamatória, rica em proteína e vitamina C ajuda na recuperação da pele.

No contexto de pandemia, a frequente lavagem das mãos também pode causar ressecamento nas mesmas. Sabonetes que fazem pouca espuma com componentes hidratantes são recomendados com a finalidade de diminuir os danos causados na pele por detergentes e sabonetes de pH alcalino. É indicado o uso de cremes hidratantes destinados aos cuidados com as mãos, que podem ser aplicados após cada lavagem.

Em caso de condições agravadas ou se notar que a aplicação de tais cuidados não são suficientes para melhora do problema, procure um médico dermatologista.

Autora: Enfermeira Chaieny Makia.

contato: chay.ieny7@gmail.com


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

Fonte: Enfermeira Chaieny Makia.

Top News