Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/12/2020 as 12:30pm

Coluna Camarim do BT

Diogo Sili, guitarrista, violonista, acordeonista, arranjador, compositor e educador Amigos,...

Coluna Camarim do BT Coluna Camarim do BT

Diogo Sili, guitarrista, violonista, acordeonista, arranjador, compositor e educador

Amigos, 2021 está chegando. Tenho esperança sempre, por nossos filhos, filhos dos nossos filhos, e por todos os seres dessa nossa Galáxia. Gratidão! Deus no comando! Hoje, estou escrevendo debaixo de uma profunda emoção...

Tive um grande amigo, guitarrista, violinista (seu primeiro violino era meu, troquei por um bandolim que ele tinha, tenho até hoje). Seu nome era Paul de Castro. Paul tocava com os Mutantes, Lulu Santos, Veludo, entre muitos outros.

Tocamos muito juntos... Estávamos nos preparando para gravar uma homenagem a Jimi Hendrix, ele viria gravar em Boston com seu violino fantástico, quando infelizmente, ainda jovem, ele nos deixou. Saudades, amigo... Paul de Castro deixou uma herança maravilhosa na forma de um filho guitarrista, um prodígio, um dos melhores dessa nova geração. Esperança de uma vida melhor, na sinceridade e humildade de um excelente músico.

Ladies and Gentlemen, a vida e obra de Diogo Sili!

Diogo Sili é um músico brasileiro nascido na cidade do Rio de Janeiro, com bacharelado em Arranjo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Há 15 anos atua como músico profissional na cena musical brasileira, como instrumentista, produtor musical, arranjador, professor e artista com seu trabalho autoral. Filho de pai músico, o fascínio de Diogo pelos instrumentos musicais vem desde muito cedo quando teve seus primeiros contatos com o violão e com a guitarra elétrica. Mais tarde especializou-se também no violão de 7 cordas, na viola caipira, no lap steel, pedal steel, e acordeon, sendo constantemente requisitado por transitar com facilidade entre os mais diversos timbres e gêneros musicais.

Diogo Sili possui quatro álbuns gravados, seu primeiro autoral “Alto Mar” (2018) onde atua como multi-instrumentista, “Um Sussurro na Algazarra” (2018) em duo com com seu parceiro de canções Renato Frazão; “Com os Pés no Futuro - Ilessi e Diogo Sili interpretam Manduka” (2020), em duo com a cantora Ilessi; e o mais recente “Sobre Rios e Montanhas” (2020), álbum dedicado às suas composições para violão de nylon solo. Todos os quatro discos foram gravados no Estúdio Boca do Mato, (do seu irmão Daniel Sili), e estão disponíveis em todas as plataformas digitais.

Como produtor musical e arranjador, assina a direção musical das gravações de diversos artistas de sua geração. O Bem do Tempo (2018) de Marcelo Fedrá e Maurício Detoni; Sem Lugar (2019) de Torquato Lemon; Baobá (2019) do grupo Pop Roça; Amazônia Subterrânea (2020) de Thiago de Mello (com Bernardo Aguiar); e alguns já programados para lançamento em 2021 - Canto Atlântico (2021) da cantora Aline Paes (com Bernardo Aguiar), Cancioneiro do Vale das Flores (2021) de Gerson Deslandes e Encantos (2021) de Tuini Bittencourt.

Como músico de estúdio já participou de muitas gravações com a banda Escambo, o grupo Biltre, Julio Secchin, Carlos Chaves, Edu Kneip, Gabi Buarque, Thiago de Mello, Malundu, Dulcineia Enferrujada, Ivo Vargas, Veludo, Sergio Castanheira, Marina Iris, Ilessi, Bianca Chami, entre outros. Em 2009 trabalhou na reserva técnica-musical no Instituto Moreira Salles com supervisão de Bia Paes Leme, aonde participou da transcrição e editoração dos manuscritos de Pixinguinha para o acervo digital, também participou da organização e catalogação do grande acervo de José Ramos Tinhorão, e da hemeroteca da Maria Luiza Kfouri. Ainda neste ano, participou da semana Brasil no Timor com o grupo Cordão do Boitatá no Timor Leste.

Em 2013 lançou o álbum “Neon”, como integrante da banda Escambo com uma série de concertos incluindo um em especial como parte do "Brazilian Explorative Music" realizado em janeiro de 2014 no Sounds Of Brazil (SOB’s) em Nova Iorque,. Ainda em 2013, Diogo se uniu à cantora Ilessi num importante projeto de resgate à obra pouco conhecida e muito estimulante do já falecido compositor Manduka, filho do poeta Thiago de Mello. Manduka foi parceiro de Dominguinhos em clássicos como "Quem me levará sou eu", que deu nome ao show montado pelo duo, e que rodou o Brasil e culminou no lançamento em janeiro de 2020 do disco de canções inéditas. 

Em 2014 participou como violonista do espetáculo teatral “Frida Kahlo, a Deusa Tehuana”, com direção de Luiz Antônia Rocha e Rose Germano. Durante 2018 e 2019, Diogo participou da turnê nacional com a montagem da peça musical “Gota D'água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes e direção musical de Pedro Luis, com Laila Garin e Alejandro Claveaux.

Desde 2018 é integrante do grupo “Rabo de Lagartixa”, ao lado dos músicos Daniela Spielmann, Beto Cazes, Alexandre Brasil e Alessandro Valente. Em 2019 formou o grupo “Forró da Vizinha”, e com o grupo criou o evento homônimo de sucesso que acontecia quinzenalmente no Vizinha 123, em Botafogo no Rio de Janeiro, infelizmente paralisado por conta da pandemia. Diogo também é professor, e se dedica a dar aulas particulares de música há mais de 10 anos. Obrigado Diogo, pela sua contribuição maravilhosa para a Música, você é muito fera!

Aqui vão aqueles links, sit back, grab a glass of wine, relax and enjoy Diogo Sili’s music!  https://youtu.be/ozM2SHNpD30  https://youtu.be/V_iJpMyhcUQ pura beleza Brasileira autentica!

 Para fechar com chave de ouro, tenho o prazer de informar que a partir do dia 13 de fevereiro de 2021 estarei semanalmente na Rádio Braz USA 1360 AM apresentando o show “CamARIm ao vivo”. Sintonize na 1360 AM todos os sábados as 8 pm no seu rádio e/ou Live no Face/Instagram/You Tube (22.00 hs Brasil) trazendo o melhor da música ao vivo e reportagens exclusivas com talentos internacionais.

E o nosso BDOLive Portugal começa as inscrições dia primeiro de janeiro, para todos compositores de língua Portuguesa residentes em Portugal, Cabo Verde, Açores e PALOPS em geral. Boa semana para todos!

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

Top News