Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/12/2020 as 1:30pm

Coluna Flavianny Marques

O QUE É O EFEITO SANFONA, CAUSAS E COMO EVITAR O efeito sanfona, também conhecido como efeito...

Coluna Flavianny Marques Coluna Flavianny Marques

O QUE É O EFEITO SANFONA, CAUSAS E COMO EVITAR

O efeito sanfona, também conhecido como efeito ioiô, acontece quando o peso perdido depois de uma dieta de emagrecimento volta rapidamente fazendo a pessoa engordar novamente. O peso, a alimentação e o metabolismo estão regulados por diversos hormônios que atuam ao nível do tecido adiposo, do cérebro e outros órgão, de modo que acredita-se que a recuperação do peso não está somente associado à mudança nos hábitos alimentares ou no tipo de dieta, mas também a mudanças a nível metabólico e fisiológico no organismo na tentativa de compensar o período de "fome" pelo qual o corpo passou, já que o organismo pode interpretar a perda de peso como uma "ameaça" e tentar voltar ao que por muito tempo foi o normal, mais 5,10 ou 15 Kg.

Como evitar o efeito sanfona: É importante que a dieta seja sempre acompanhada por um profissional, para que seja adequada às necessidades de cada pessoa e exista um acompanhamento. Além disso, é importante: Evitar dietas muito restritas ou desequilibradas a nível nutricional, sendo importante realizar uma alimentação variada e equilibrada; Realizar uma reeducação alimentar, fazendo mudanças no seu estilo de vida que possam ser adotadas para a vida; A perda de peso deve ser progressiva; Comer devagar e mastigar bem os alimentos, de maneira que o sinal de saciedade chegue ao cérebro, para assim evitar o consumo de comida em excesso.

Além disso, é importante evitar o sedentarismo e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana por cerca de 1 hora.

Em quanto tempo normalmente se recupera o peso? Alguns estudos demonstraram que aproximadamente 30 a 35% da perda de peso se recupera 1 anos após o tratamento e 50% das pessoas retornam ao seu peso inicial no quinto ano após a perda de peso.

O que pode causar o efeito sanfona? Podem estar associadas a diversos fatores, como por exemplo:

Tipo e composição da dieta

Tecido adiposo

Alteração nos hormônios da saciedade

Mudança no apetite

Algumas pessoas relatam aumentam do apetite depois da perda de peso, o qual poderia estar associado a todas as alterações fisiológicas que ocorreram no corpo durante o processo de perda de peso. No entanto, acredita-se que isso também se deva ao fato das pessoas acreditarem que merecem uma recompensa, que é dada como comida. Além das alterações dos hormônios da saciedade, a perda de peso também está associada a mudança a nível do hipotálamo e da glândula pituitária, que também podem estimular o efeito sanfona.

Flavianny Marques

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizado  no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Top News