Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/01/2021 as 11:00am

A VIDA É AQUI E AGORA!

Deve-se renascer no valor, na inteligência,no sucesso, em tudo.É preciso se aventurar a...

Deve-se renascer no valor, na inteligência,
no sucesso, em tudo.
É preciso se aventurar a renovar o brilho,
amanhecendo tantas vezes como o Sol
e mudando as atividades do brilhar"
Baltasar Gracián

Assim como o sol renova seu brilhar todos os dias, a cada nova situação, a cada novo problema podemos encarar com a disposição de resolver, mesmo que problemas e situações apenas estejam se repetindo. A repetição mostra que algo ainda não foi aprendido e, por isso, a vida insiste em dar outra chance para que se aprenda a lição, se mude hábitos e atitudes.

A Psicologia Humanista encoraja as se reverem permanentemente por meio do conceito do “aqui-agora”, porque compreende que a vida é um processo contínuo de aprendizado. Não é saudável apenas se lamentar e, ao mesmo tempo, negligenciar as próprias capacidades de inteligência e de sensibilidade para encontrar alternativas as suas insatisfações.

Olhar o presente com os olhos do passado é resistir à mudança que a crise traz. Não se descarta o passado, o presente é fruto dele, mas também não se pode fixar nele. A fixação forma uma cultura fechada nas empresas, instituições e na sociedade. A exemplo da cultura fechada está presente quando  se ouve: "não tem jeito", "aqui sempre foi assim", "já tentamos e não deu certo" ou ainda, "eu sou assim". A fixação cega para as alternativas do presente impede ou paralisa as ações que podem ser feitas no momento atual.

Deve-se levar em conta a história, as conquistas e também os insucessos como uma estratégia para renovar o brilho da inteligência no presente. Não para repetir, mas para servir de parâmetro ao presente. Todavia, é no “aqui-agora”, na presença de cada SER, que através dos sentidos e da intuição se mostram novos caminhos.

O “aqui-agora” traz a pessoa para uma unidade de si mesma, um contato real consigo que gera autoconhecimento e conecta a sua identidade. Atuando conforme a própria identidade que se cria condições para a liberdade de escolha. O aqui e agora faz referência a um mundo que começa no sujeito, mas que termina fora dele, onde a pessoa se vê e se reconhece, vê o mundo e a ela própria como possibilidades reais, basta então filtrar as opções e fazer as escolhas que serão reforço à sua existência histórica.

Está em suas mãos a sua mente se abrir para o presente, para a renovação (renova+ação) na vida!

Psicóloga Arlete Salante

www.arletesalantepsicologia.com.br

arletesalante@gmail.com

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News